1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Professora fala sobre projeto que deu visibilidade a musicistas mulheres em curso de Licenciatura da UFG
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Professora fala sobre projeto que deu visibilidade a musicistas mulheres em curso de Licenciatura da UFG

 

|18/02/19

Motivada a debater a invisibilidade das mulheres no campo musical, a professora Thaís Lobosque Aquino, da UFG (Universidade Federal de Goiás), foi uma das três agraciadas na 8ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, em 2018. Ela realizou o projeto “Música, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música”. A experiência possibilitou aos licenciandos a compreensão e a vivência do estágio enquanto momento de pesquisa e de desenvolvimento de aspectos indispensáveis à construção da identidade e dos saberes próprios ao exercício profissional da docência em música.

Na entrevista abaixo, a professora conta o que a motivou a desenvolver o projeto e o que a levou a se inscrever no Prêmio. Desde 2011, a FCC (Fundação Carlos Chagas) valoriza e divulga experiências formativas realizadas por professores dos cursos de Licenciatura por meio do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Os detalhes do trabalho realizado pela professora Thaís, assim como os das demais premiadas, estão disponíveis no volume 55 da publicação Textos FCC.

O trabalho desenvolvido por Thaís teve o mérito de envolver o desenvolvimento de atividades associadas à musicalidade em três disciplinas do curso de Licenciatura em Música, na Escola de Artes Cênicas e Música da UFG, com a utilização de atividades que dão visibilidade a musicistas mulheres.

Entre os resultados do projeto, destacam-se o desenvolvimento conjunto de professores em formação, de professoras formadoras e das crianças. Os envolvidos vivenciaram maior articulação entre estágio e pesquisa, ensino e aprendizagem, universidade e educação básica. Além de evidenciar a importância do combate ao processo de invisibilização das mulheres no campo musical.