Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias

Autores

  • Ana Matias Diogo Universidade dos Açores, CICS.NOVA.UAC/CICS.UAC, Ponta Delgada, Portugal
  • Benedita Portugal e Melo Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, UIDEF, Lisboa, Portugal
  • Manuela Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, CIIE, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Palavras-chave:

Relações Pais-alunos, Classe Média, Relações Escola-família, Rendimento Escolar

Resumo

Neste texto, analisam-se as opiniões de pais das classes médias urbanas, muito escolarizadas, difundidas na blogosfera, acerca dos exames do 4º ano, no quadro do crescente investimento na educação e escolarização dos filhos protagonizado por esse grupo social. A análise de 38 posts e 311 comentários pertencentes a 29 blogues, publicados entre 2012 e 2015 em páginas portuguesas da internet, evidenciou várias lógicas de fabricação de bons alunos que contrariam a suposta homogeneidade atribuída à relação das classes médias com a escola. Propõese uma tipologia exploratória que procura dar conta de distintas éticas do trabalho escolar, modelos de acompanhamento do trabalho escolar e conceções de criança-aluno coexistentes nesse grupo social.

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Biografia do Autor

Ana Matias Diogo, Universidade dos Açores, CICS.NOVA.UAC/CICS.UAC, Ponta Delgada, Portugal

Ana Matias Diogo, Universidade dos Açores, CICS.NOVA.UAc/CICS.UAc.

Professora Auxiliar, na área de Sociologia da Educação.

Universidade dos Açores, Campus de Ponta Delgada, Apartado 1422, 9501-801, Ponta Delgada. ana.is.diogo@uac.pt

 

Benedita Portugal e Melo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, UIDEF, Lisboa, Portugal

Benedita Portugal e Melo, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, UIDEF.

Professora Auxiliar na área de Sociologia da Educação.

Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Portugal. mbmelo@ie.ulisboa.pt.

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, CIIE, Universidade do Porto, Porto, Portugal

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCE).

Professora Associada na área de Educação - Sociologia da Infância.

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. R. Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Portugal. manuela@fpce.up.pt

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Diogo, A. M., Melo, B. P. e, & Ferreira, M. (2018). Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 748–775. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5138

Edição

Seção

Artigos