Estrutura argumentativa em textos de alunos brasileiros

Autores

  • Claudia R. Riolfi Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil; http://orcid.org/0000-0003-2698- 4207 http://orcid.org/0000-0003-2698-4207
  • Renata de O. Costa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil; http://orcid.org/0000-0002-2188-0532 http://orcid.org/0000-0002-2188-0532

Palavras-chave:

Escrita, Argumentação, Currículo, Desenvolvimento

Resumo

O artigo mostra a ocorrência de encadeamentos argumentativos em textos redigidos por alunos do ensino fundamental I em uma escola pública brasileira. A pesquisa, de caráter longitudinal, foi norteada por três questões: 1) Quais encadeamentos argumentativos ocorrem? 2) Quais conjunções são empregadas para criar encadeamentos argumentativos? 3) Em que medida a habilidade de usar encadeamentos argumentativos muda ao longo do fundamental I? O corpus analisado compreendeu 123 textos escritos por nove participantes no período em que cursavam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Análises quantitativas e qualitativas foram feitas. O estudo mostrou que os participantes conseguiram empregar encadeamentos argumentativos desde o início, com predominância dos normativos. Ademais, verificou-se um acréscimo no número de blocos semânticos nos textos dos participantes. Os achados apontam para mudanças na pesquisa a respeito da argumentação e nos currículos escolares.

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Riolfi, C. R., & Costa, R. de O. (2018). Estrutura argumentativa em textos de alunos brasileiros. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 776–800. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5106

Edição

Seção

Artigos