Colabore conosco enviando sugestões de páginas relacionadas à pesquisa sobre a história da educação e da infância!

Brasil

http://anped.org.br
Associação Nacional de Pós-Graduação e de Pesquisa em Educação.

http://www.anpuh.org/
Associação Nacional de História.

http://www.rj.gov.br/web/casacivil/exibeConteudo?article-id=2980837
Página do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/fonteseducacao.php
Essa página foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar os pesquisadores que trabalham com o tema referente à História da Educação. As publicações digitalizadas abaixo nos remetem ao universo escolar em São Paulo nos séculos XIX e XX, trazendo-nos informações acerca de metodologias direcionadas à atividade docente, bem como orientações instrutivas para o funcionamento dos estabelecimentos educacionais, entre outras.

http://www.arquivonacional.gov.br/br/
Acesso a bancos de dados e sítios que facilitam a consulta aos documentos custodiados pela Instituição.

http://www2.assis.unesp.br/cedap/menu/o_cedap.html
O Centro de documentação e apoio à pesquisa (CEDAP) é uma unidade auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis. O acervo é constituído por arquivos do Poder Legislativo e Executivo do Município de Assis, arquivos particulares e também da própria faculdade. Há coleções, periódicos e fontes orais também. O catálogo do acervo está disponível online. No CEDAP também há informações sobre as pesquisas realizadas pela unidade.

http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/index.html
A biblioteca Virtual Anísio Teixeira traz, entre outras coisas, a produção acadêmica e administrativa, a correspondência, depoimentos e trabalhos sobre Anísio.
A página abriga um acervo histórico digitalizado, mantido pela Fundação Romi, constituído por documentos iconográficos, textuais, jornalísticos e também os gerados pela fundação e doados pela população da cidade de Santa Bárbara do Oeste.

http://www.criancasinfancias.ufscar.br/
Página sobre infâncias da Universidade Federal de São Carlos.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/
Centro de Referência em Educação Mario Covas.

http://www.dbd.puc-rio.br/index.php
Página da Biblioteca da PUC-Rio, que contém um grande conjunto de obras digitalizadas de Moncorvo Filho, importante personagem na história da educação da infância. Digite "Moncorvo Filho" na caixa de pesquisa.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Página do Governo Federal que disponibiliza obras que se encontram em domínio público.

http://asphers.blogspot.com/
Associação Sul-riograndense de Pesquisadores em História da Educação.

http://www2.ufrb.edu.br/amedoc/index.php/amedoc
AMEDOC - Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani - UFRB. Este acervo foi formado em 1993, quando a Fundação Clemente Mariani adquiriu a biblioteca de Renato Berbet de Castro. No ano seguinte, a Fundação criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC) que possui um acervo de documentos escritos e audiovisuais, muitos de interesse para a História da Educação e da Infância, catalogados eletronicamente. Em 2012, a Fundação Clemente Mariani transferiu todo o acervo da capital para o Recôncavo através de doação feita à UFRB.

http://www2.fe.usp.br/estrutura/cme/index.htm
Centro de Memória da Educação - FEUSP.

http://cdoc.fundacaoromi.org.br
CEDOC - “Centro de Documentação Histórica” - Fundação Romi. O CEDOC é parte de um projeto de Organização do Acervo do Arquivo Histórico da Fundação Romi, que visa disponibilizar informações relativas à História e Cultura da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e região.

http://www.histedbr.fe.unicamp.br/
HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - Unicamp.

http://www.ieb.usp.br/
O IEB disponibiliza um conjunto de livros, instrumentos de pesquisa, documentos, bem como a íntegra da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros.

http://sbhe.org.br/
Sociedade Brasileira de História da Educação.

http://www.seer.ufu.br/index.php/che/
Revista Cadernos de História da Educação.

http://www.unifesp.br/centros/ghemat/DVD_s/HISTORIA/inicio.html
A página, organizada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, disponibiliza uma base de dados de livros didáticos destinados ao curso colegial, do período de 1930 até a década de 1980. Parte das obras está digitalizada e disponível na página.

http://cpdoc.fgv.br/
CPDOC - FGV. Possui alguns documentos sobre a LBA da coleção pessoal de Alzira Vargas do Amaral Peixoto.

http://cpvsp.com.br/index.php
Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro - CPVSP. Acervo que preserva a memória dos movimentos sociais, principalmente entre as décadas de 1970 e 1980. Possui muitos documentos interessantes, principalmente buscando pelos temas “Educação” e “Creche”.a.

Outros países

http://www1.ci.uc.pt/ihti/proj/filipinas/ordenacoes.htm
Neste serviço pode consultar as Ordenações Filipinas, aqui transcritas na integra. Encontra ainda bibliografia e outros meios auxiliares.

http://www.ceince.eu
El CEINCE se define como un centro integral de documentación, investigación e interpretación acerca de todos los aspectos relativos a la cultura de la escuela, campo que aborda, desde una perspectiva multidisciplinaría e internacional, en sus dimensiones históricas y en sus proyecciones actuales y futuras.

http://centrovirtual.idep.edu.co
Centro Virtual de Memoria en Educación y Pedagogía.

http://www.joaodeus.com/museu/museu.asp
No Museu João de Deus podemos encontrar, além de correspondência e objectos pessoais de João de Deus e de João de Deus Ramos, bustos, pinturas, desenhos, e ainda uma biblioteca histórica. Do seu acervo bibliográfico, faz parte um número significativo de Métodos de Iniciação à Leitura e ao Cálculo.

http://www.inrp.fr/edition-electronique/archives/histoire-education/web/
A página disponibiliza os artigos publicados na Revista "Histoire de L'Educacion", desde o ano de 1978.

http://www.memoriachilena.cl
Acervo “Memoria Chilena” da Biblioteca Nacional de Chile. A busca pelas palavras-chave “instrucción primaria” retorna diversos documentos sobre o assunto.

http://www.memoriachilena.cl/temas/index.asp?id_ut=lainfanciaenelsigloxx
Como afirmado na página de apresentação, Memória Chilena é um espaço destinado para reunir a história coletiva e as "pequenas aventuras individuais" que configuram a identidade do povo chileno. Nesta página, há um acervo sobre a infância no Chile, no século XX, que aborda temas como a puericultura, a infância desvalida, a criança chilena e sua educação.

http://urweb.roehampton.ac.uk/digital-collection/childrens-literature-collection/
A página da Universidade de Roehampton tem uma coleção digitalizada de literatura infantil, do século XIX e início do século XX.

http://urweb.roehampton.ac.uk/digital-collection/froebel-archive/
A página apresenta um precioso acervo de obras digitalizadas de autores relacionados com a história da educação da infância, como Comenius, Pestalozzi e Froebel, bem como links para outras obras e páginas externas.

http://www.uned.es/manesvirtual/portalmanes.html
O Centro de Investigação MANES tem como objetivo principal a investigação dos manuais escolares. O portal apresenta informações sobre o Centro, bibliografias, exposições virtuais temáticas, documentos históricos, base de dados de manuais escolares e as bibliotecas virtuais sobre manuais escolares da Espanha, Portugal e América Latina nos séculos XIX y XX.

http://webpages.ull.es/users/medull/
Página do Museo de la Educación da Universidade de La Laguna - Tenerife.

http://www.unesco.org/new/en/unesco/resources/online-materials/publications/unesdoc-database/
UNESDOC. Base de dados da UNESCO. Contém documentos da própria agência e de outras correlatas, como por exemplo, a UNICEF.

https://www.wdl.org/pt/
Biblioteca Digital Mundial. As pesquisas por palavras-chave “jardim de infância”, “educação infantil” e “escola” retornam documentos interessantes, principalmente fotografias. Também é possível pesquisar em outros idiomas.