Ao contrário do que parecem por vezes imaginar os principiantes, os documentos não surgem aqui ou acolá por artes mágicas. A sua presença ou a sua ausência, em determinado fundo de arquivo, em determinada biblioteca, em determinado terreno, dependem de causas humanas que de maneira nenhuma escapam à análise, e os problemas que a sua transmissão levanta, longe de se encontrarem somente ao alcance de exercício de técnicas, respeitam eles mesmos, ao mais íntimo da vida do passado, porque aquilo que se encontra em jogo não é nem mais nem menos do que a passagem da memória através das gerações.
BLOCH, Marc. Introdução à história. Lisboa: Europa América, 1997, p.117.

Bem vindo à página "História da Educação e da Infância"!

O nosso objetivo é divulgar documentos históricos (textos e imagens) e resultados de pesquisas sobre a infância e sua educação, embora não se tenha a pretensão de apresentar a totalidade dos documentos para as investigações históricas, pois os dados coligidos são incompletos e a seleção de fontes depende dos problemas formulados em cada pesquisa.

A página pode ser visitada livremente, em toda a sua estrutura. Mas, para acesso aos documentos e textos internos, os interessados necessitam se cadastrar, comprometendo-se a referenciar a fonte nos trabalhos que venham a elaborar.

Estamos abertos a colaborações de pesquisadores e instituições interessados em ceder documentos digitalizados ou artigos e teses relacionados aos temas e instituições aqui focalizados.