Avaliação de Aprendizagem
Sobre o Curso
Geral:Aperfeiçoar as práticas de avaliação da aprendizagem entre educadores – professores e equipe gestora – que atuam nos ensinos fundamental e médio, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Específicos:Compreender a avaliação como campo de reconstrução e de investigação de práticas docentes e discentes. Atualizar os participantes quanto às diferentes abordagens da avaliação educacional, discutindo conceitos e processos envolvidos. Ampliar o domínio de concepções e processos avaliativos, abrangendo habilidades cognitivas, matrizes e indicadores de desempenho. Desenvolver competências para a elaboração de diferentes instrumentos e práticas de avaliação, destinados a etapas diversificadas do trabalho pedagógico, com ênfase no planejamento, estabelecimento de critérios e foco nos aspectos de fidedignidade e validade. Utilizar os resultados das avaliações para o processo de tomada de decisão, visando ao aperfeiçoamento da atuação pedagógica, tanto no âmbito institucional da escola como com os alunos e suas turmas.
Docente(s)
Equipe de pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas – DPE/FCC e especialistas convidados.
Duração: 8 meses - de maio a dezembro de 2017. 180h, sendo 65% da carga horária presencial e 35% a distância. As atividades presenciais serão quinzenais, aos sábados, das 9h às 17h30 horas, com intervalo de 1h para almoço. Exigência para Certificação: 75% de presença nas atividades presenciais, participação nas atividades on-line e apresentação do trabalho final.
Endereço
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPERua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030
Contato
Outras informações
Duração: 8 meses – de maio a dezembro de 2017. 180h, sendo 65% da carga horária presencial e 35% a distância. As atividades presenciais serão quinzenais, aos sábados, das 9h às 17h30 horas, com intervalo de 1h para almoço. Exigência para Certificação: 75% de presença nas atividades presenciais, participação nas atividades on-line e apresentação do trabalho final.