Das diferenças ao preconceito: relações de gênero e seus efeitos nas desigualdades educacionais
Sobre o Curso
O curso propõe uma reflexão crítica sobre como as diferenças se transformam em desigualdades e preconceitos no cotidiano escolar, focando nos seus impactos na vivência de crianças e adolescentes nesse espaço.
A partir do conceito de gênero e sua articulação com outras dimensões das desigualdades presentes na educação básica, entre elas: racismo; LGBTfobia; acesso/permanência e desempenho escolar, o objetivo central desta formação será analisar como mecanismos institucionais e pedagógicos — como expectativas e interações em sala de aula —, aliados a fatores sociais e culturais, produzem barreiras, muitas vezes invisíveis, mas que orientam de forma desigual as trajetórias de estudantes.
A metodologia privilegiará a utilização de casos de ensino, (sejam fictícios ou experiências reais) visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades de diagnosticar problemas, novas percepções a partir da reflexão coletiva, articulada a uma análise pautada em fundamentos teóricos e dados objetivos, gerando oportunidade de rever práticas e concepções.
Docente(s)
Graduada em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutora em Educação: Currículo (2014) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 1995 atua como pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, com período de atuação na Coordenadoria de Pesquisas Educacionais.
Pesquisa e atua no campo dos estudos das relações de gênero com enfoque na área de educação. As temáticas abordadas em seus estudos e projetos são as políticas educacionais, desigualdades, equidade e diversidade, além de direitos humanos no campo da educação, em especial as ações afirmativas no ensino superior.
É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho: gênero, raça e deficiência na perspectiva dos direitos humanos da FCC.
Prazo para inscrições: 07/10/2026 a 05/11/2026
Modalidade: híbrida
Duração: 20 horas, sendo:
- 3 encontros presenciais de 3hs (total 9hs)
- 2 encontros virtuais síncronos de 2h30m (total 5hs)
- Atividades de leitura e produção textual (total 6hs)
Datas previstas de realização:
4 encontros presenciais às segundas-feiras: 9, 23, 30/11 e 7/12 das 14h às 17h;
Encontro de encerramento virtual: dia 14/12 das 14h às 17h
Número de vagas: 25
Contato
Outras informações
As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, com uma semana de antecedência, exclusivamente às pessoas inscritas.