Mesa-Redonda: Avanços e Desafios na Elaboração de Indicadores Educacionais
Sobre o Curso
MESA-REDONDA: AVANÇOS E DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE INDICADORES EDUCACIONAIS
Docente(s)
PAULO DE MARTINO JANNUZZI– Professor do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Secretário de Avaliação e Gestão de Informação (SAGI) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (de 2011 a 2016).
JOSÉ FRANCISCO SOARES– Professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) (de 2014 a 2016). Membro do Conselho Técnico do Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación (INEE) do México.
TUFI MACHADO SOARES– Professor Associado do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e Coordenador da Unidade de Pesquisa Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
MARA REGINA LEMES DE SORDI – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Pesquisadora do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Unicamp e ex-assessora da Coordenadoria de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas.
ADILSON DALBEN – Professor e coordenador de curso de graduação e de pós-graduação da Faculdade SESI de São Paulo. Pesquisador colaborador do Laboratório de Observação e Estudos Descritivos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Moderação: ADRIANA BAUER– Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
Endereço
Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPERua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP CEP: 05516-030
Contato
Outras informações
A revista Estudos em Avaliação Educacional – EAE, em seu número 66, se propõe a contribuir para a discussão sobre os indicadores educacionais em diversos aspectos e diferentes pontos de vista, considerando os avanços já alcançados e os desafios atuais referentes ao seu desenvolvimento e utilização, no Brasil. A edição temática se encontra disponível em publicações. Autores dessa edição farão exposições sobre o tema pela manhã e, no período da tarde, discutirão o tema com debatedores e público presentes.
Apresentações (ppt)
Avaliação e indicadores educacionais
Reynaldo Fernandes
Indicadores educacionais
José Francisco Soares
A multidimensionalidade do fenômeno educacional e as sutilezas perversas da avaliação em larga escala
Mara Regina Lemes De Sordi
Desafio ۷político-institucionais teórico-metodológicos para a produção de indicadores de monitoramento de políticas sociais
Paulo Jannuzzi
As metas do Ideb para as escolas brasileiras
Tufi Machado Soares
Avaliação em larga escala multidimensional
Adilson Dalben