Apagão de professores: Brasil pode ter déficit de até 235 mil docentes até 2040
Pesquisa do Instituto Semesp aponta desinteresse na carreira e condições de trabalho precárias como fatores para risco iminente da falta de professores na educação básica
Até 2040, o Brasil poderá ter déficit de até 235 mil docentes na educação básica. Os dados são resultado de projeção feita pelo Instituto Semesp, representante das instituições mantenedoras do ensino superior no país.
O potencial apagão de professores se deve ao abandono precoce da profissão, ao envelhecimento da categoria e à falta de interesse dos jovens na licenciatura, de acordo com o levantamento. Um estudo publicado na revistaCadernos de Pesquisa, da Fundação Carlos Chagas, já abordava esse cenário em 2010.
A pesquisa foi realizada em escolas públicas e particulares de cidades de grande ou médio porte das diferentes regiões do país. Nos resultados, observou-sea rejeição à carreira docente de forma recorrente entre os jovens, relacionada a fatores como a ausência de identificação pessoal com a docência, as condições sociais e financeiras de exercício da profissão, a própria experiência escolar dos alunos e até por influência familiar.
A desvalorização da carreira docente se relaciona coma remuneração média menor em comparação a outros cargostambém ocupados por pessoas com ensino superior completo. Por fim, as condições precárias de trabalho foram apontadas pelo estudo do Semesp como um fator para o apagão docente.
Infraestrutura ruim, falta de equipamentos e materiais de apoio, além de problemas de saúde física e mental são exemplos de problemáticas presentes no cotidiano das escolas brasileiras que influenciam na escolha de carreira de futuros professores.
Uma pesquisa coordenada pela Fundação Carlos Chagas mapeou o cenário deatuação docente em múltiplas escolasno Brasil. O acúmulo de trabalho pode provocar estresse relacionado ao deslocamento, ao gerenciamento do tempo e à extensão das jornadas podem causar prejuízos à saúde docente, às atividades de desenvolvimento profissional e até à própria qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes.
Com o objetivo de enfrentar a falta de interesse na profissão docente, o Ministério da Educação (MEC) lançou, em janeiro de 2025, o programaMais Professores para o Brasil, no incentivo à licenciatura e à valorização dos docentes da educação básica.
O programa, instituído por meio de decreto, apresenta iniciativas como o Pé de Meia das Licenciaturas, aProva Nacional Docente, o Bolsa Mais Professores eações de qualificação e valorização do magistério.
Até o dia 15 de junho de 2025, as redes públicas de ensino, municipais e estaduais, poderão aderir à Prova Nacional Docente, processo unificado para o ingresso de docentes nas redes públicas de ensino no país.
A prova pretende auxiliar estados e municípios na seleção de professores, fortalecer a formação docente e incentivar o ingresso de profissionais.
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