Aprender a avaliar: experiência formativa premiada desenvolve habilidades e competências de futuros professores para avaliação
Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana foi reconhecido na 14ª edição do Prêmio Rubens Murillo Marques com iniciativa que diversifica o processo de avaliação na Pedagogia
Desenvolver habilidades e competências sobre o processo de avaliação para futuros professores da educação básica foi o objetivo de Iron Pedreira Alves, um dos premiados na14ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.
Docente no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Iron apresentou aos seus estudantes, no âmbito da disciplina de Psicopedagogia no Contexto Escolar, três elementos da avaliação formativa: a avaliação por pares, a mediação por rubrica e o feedback por áudio.
As atividades foram realizadas em uma plataforma on-line, na qual os estudantes ofereceram retornos informativos aos seus colegas de turma. IntituladoAvaliar para aprender se aprende avaliando, o projeto desenvolvido por Iron pretendeu assegurar o desenvolvimento de habilidades práticas, ou seja, do saber-fazer avaliativo.
Passo a passo
Com o uso de rubricas, os estudantes puderam avaliar os trabalhos a partir de quatro níveis de desempenho: precisa melhorar muito, precisa melhorar, bom e excelente. Segundo Iron, a rubrica avaliativa é um instrumento importante nesse processo de familiarizar os estudantes com a avaliação para a aprendizagem.
“Ela materializa a ideia de que os critérios de avaliação devem ser compartilhados previamente à execução das atividades avaliativas; em segundo lugar, tanto os critérios de avaliação quanto os níveis de desempenho promovem a autorregulação da aprendizagem, pois, à medida em que o trabalho vai sendo realizado, a rubrica pode servir como primeira fonte de feedback", comenta o docente.
A experiência desenvolvida durante a pandemia de covid-19, no período de distanciamento social, abordou não só estratégias sobre processos de avaliação, mas também incentivou a proximidade do docente com os estudantes, especialmente por meio dos feedbacks por áudio.
Diante da necessidade de dar retornos aos educandos e da dificuldade em permanecer por longos períodos fazendo leituras na tela do computador, Iron passou a imprimir os trabalhos dos estudantes e enviar áudios com seus comentários. Para o docente, além de facilitar sua avaliação, os feedbacks por áudio se tornaram uma parte afetiva do seu trabalho.
"Além de veicular mais informação em menos tempo, o que ajuda muito e oferece mais informações, é uma parte afetiva, em que [a gente] se aproxima muito mais deles. Ouvir a voz do professor os tranquiliza, é o que dizem os estudantes", completa.
Saiba mais
Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Prestigiando e divulgando experiências formativas realizadas por professores dos cursos de Licenciaturas
Inscrições: 7 de abril a 9 de junho de 2025
Informações:premiormm@fcc.org.br