O papel do livro didático na construção do letramento escolar é tema de pesquisa publicada pela FCC
Estudo abordou as interações entre estudantes e professoras em torno de um livro didático de português
Um dos elementos presentes em qualquer sala de aula é o livro didático. Por meio dele, estudantes e professores interagem com conteúdos e programam aulas e atividades. O artigoO papel do livro didático na construção do letramento escolarbuscou compreender as interações mediadas pelo livro didático e como ele pode ser usado como instrumento na prática pedagógica de educadores.
Publicado emEstudos de Avaliação Educacional, revista acadêmica da Fundação Carlos Chagas, a pesquisa discutiu aspectos do letramento escolar em uma turma de final de primeiro ciclo da Rede Municipal de Belo Horizonte, em torno de um livro didático de português.
A partir de dados coletados em vídeo com a turma, foram observadas as dinâmicas das aulas ocorridas durante o primeiro semestre letivo. Em 38 horas de gravação, a maior parte dos dados apontou o uso do livro didático como central nas aulas. Além disso, foi feita uma entrevista com a docente responsável pela turma escolhida para a coleta de informações relacionadas à sua prática pedagógica.
Ainda, foi aplicado um questionário a todos os professores do primeiro ciclo dessa rede de ensino, com perguntas relacionadas às formas de organização das interações em sala de aula e ao uso do livro didático no ensino da leitura e da escrita
Para o estudo, a professora da turma analisada dialoga com o livro didático e se apropria dele como ferramenta de acordo com as suas experiências e vivências cotidianas, ou seja, nesse sentido, ela não reproduz e não segue linearmente a proposta pedagógica do livro, mas a modifica, amplia e redimensiona de acordo com o contexto e atividades propostas para os estudantes em sala.
Por fim, segundo a autora do artigo, as análises feitas confirmam que o livro didático se mostra como um recurso reconstruído pela professora de acordo com as demandas da própria prática e o seu saber fazer, o que faz com que a sequência do livro possa ser alterada para se adequar à prática docente, em um uso não linear, dentro do processo complexo da aprendizagem e do letramento escolar.
Saiba mais
Macedo, M. do S. A. N. (2009). O papel do livro didático na construção do letramento escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 20(42), 91–110.