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Pesquisa publicada pela FCC debate absenteísmo docente e os desafios para as políticas públicas educacionais

Estudo teve como objetivo compreender como os profissionais da educação entendem a falta docente e como enfrentam esse problema nas escolas

Autor- Jade Castilho,Pesquisas Educacionais em Pauta -04/02/2025 13:21:34

O absenteísmo é um fenômeno que pode ser observado em diferentes contextos, inclusive o escolar. Quando se trata de absenteísmo nas escolas, se pensa imediatamente na ausência de estudantes, mas é preciso considerar outras perspectivas, como a de professores ausentes.

O artigoAbsenteísmo docente: Desafios para as políticas públicas educacionaisbuscou compreender como os profissionais da educação entendem a falta docente e se organizam para enfrentar esse problema na escola. 

Publicado emCadernos de Pesquisa, revista acadêmica da Fundação Carlos Chagas, o levantamento identificou variáveis relacionadas à ausência dos servidores e o perfil dos profissionais pertencentes ao quadro do magistério, por meio da análise dos resultados coletados em entrevistas em vinte unidades escolares da rede municipal de São Paulo. 

A partir de uma revisão de bibliografia, o artigo aborda que o tema do absenteísmo é frequentemente estudado na área da saúde, particularmente na enfermagem, envolvendo, principalmente, enfermeiros e técnicos. Já quando se trata de absenteísmo docente, o levantamento bibliográfico realizado indicou raras pesquisas. 

O absentismo ou ausentismo pode ser ocasionado por diversos fatores: doenças, direitos legais, acidentes, fatores sociais e culturais. Segundo a autoria do artigo, o absenteísmo na educação, especialmente, configura uma situação que implica, de um lado, doenças decorrentes do trabalho e, de outro, custos econômicos e sociais importantes, quando se pensa na saúde dos docentes e nos prejuízos à aprendizagem dos estudantes da educação básica.

Segunda etapa

Após a revisão de literatura, o estudo se desenvolveu em outras duas etapas. A primeira teve como objetivo verificar como se configurava o absenteísmo por tipo de ausência dos servidores públicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP). 

Para a realização dessa etapa, foi concedido o acesso ao banco de dados dos servidores do município. A etapa qualitativa, mediante a seleção de vinte escolas vinculadas às diferentes Diretorias Regionais de Educação (DRE) do município, buscou conhecer quais eram as estratégias empregadas pelas instituições para lidar com as ausências, e, também, compreender algumas concepções dos docentes sobre o tema. 

Com as entrevistas com os professores e professoras selecionadas, o estudo apresentou a seguinte hipótese: docentes com maior carga horária de trabalho ou que apresentam mais de um vínculo profissional faltam mais do que os demais?

Entre as respostas encontradas se destacou a compreensão de que as condições de trabalho docente constituem um dos principais fatores que motivam a ausência dos professores em sala de aula. 

Essas condições envolvem, além de questões salariais, outras como o acúmulo de cargos, a falta de pessoal para substituir professores faltantes e o relacionamento com os estudantes.

A superação do fenômeno do absenteísmo docente, para o estudo, necessita do investimento em várias frentes de ação pública nas políticas educacionais, no sentido de melhorar as condições de trabalho dos professores, modificar as crenças dos docentes sobre suas responsabilidades e direitos, agilizar a fiscalização de dispensas médicas e atendimento à saúde, além de aprimorar a legislação voltada para o apoio ao trabalho dos professores e sua atuação com os estudantes em sala de aula. 

Saiba mais

Absenteísmo docente: Desafios para as políticas públicas educacionais

Fernandes, F. S., Davis, C., Oliveira Pimenta, C., Moro, A., & Gomes da Silva, V. (2023). Absenteísmo docente: Desafios para as políticas públicas educacionais. Cadernos De Pesquisa, 53, e09880. 

Recuperado dehttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9880 

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