Pesquisa aborda conexões entre a Teoria das Representações Sociais e a ação de professores da educação básica
Estudo foi publicado a partir da análise das produções vinculadas ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), da Fundação Carlos Chagas
A pesquisaOlhares psicossociais para a prática docentefoi construída com o intuito de ampliar a possibilidade de estabelecer conexões entre representações sociais e práticas educacionais a partir da consideração de distintas formas de linguagem
O estudo, conduzido peloCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed), em parceria com a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), congregou 44 grupos de pesquisa.
Por conta da complexidade e extensão do projeto, a elaboração da pesquisa foi feita de forma participativa por meio de reuniões técnicas e seminário formativos, voltados para o desenvolvimento dos pesquisadores associados ao centro e com o objetivo de manter um diálogo contínuo entre autores e pesquisadores.
Com início em 2014, oProjeto Balanço das produções do CIERS-ed de 2006 a 2015: sistematizações e proposições para o campo da educação e das representações sociaisincluiu a organização e análise de 16 livros, 222 capítulos de livros e 399 artigos.
A partir dessa abordagem coletiva, o levantamento levou à elaboração de um protocolo, direcionado para a compreensão de representações de educadores e educandos sobre o ser professor e ser aluno; a prática docente e a prática discente, bem como o contexto escolar.
Para isso, o protocolo é composto por um conjunto de quatro instrumentos: Roteiro de Contextualização, Roteiro de Observação de Aula, Carta do(a) Docente e Conversa entre Estudantes). Além disso, o material contém uma carta para o(a) diretor(a) da escola onde a pesquisa será desenvolvida.
O estudo, elaborado por meio de uma análise sistemática e com o registros de aplicação do protocolo, evidenciou a presença de duas perspectivas que têm embasado as investigações do CIERS-ed desde sua criação: a perspectiva psicossocial das representações sociais e o trabalho docente.
Portanto, foi possível identificar a importância de não reduzir a educação à Teoria das Representações Sociais, ou vice-versa, e destacaram, ainda, a necessidade de desenvolvimento de estudos que permitam oferecer informações contextualizadas de um campo que compreenda a possibilidade de explicação dos processos simbólicos da educação, sem que modifique o enfoque que caracteriza uma ação educativa.
De acordo com a publicação, disponível noportal Educ@, indexador on-line da Fundação Carlos Chagas, tendo em vista as características do CIERS-ed, o intercâmbio e a discussão dos materiais têm potencializado o processo reflexivo sobre a pesquisa e em confrontar as diversas interpretações possíveis.
Saiba mais
Novaes, A., de Souza, Érika K., & Sant´Anna, P. A. (2020). Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 946–961.
Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2020000300946#:~:text=O%20Projeto%20%E2%80%9COlhares%20psicossociais%20para,de%20distintas%20formas%20de%20linguagem.