Políticas públicas e práticas para a infância: o compromisso social com bebês e crianças
Pesquisadora de grupo da Fundação Carlos Chagas aborda sua trajetória de estudo e a dedicação às políticas educacionais na Educação Infantil
Entender as políticas educacionais para a educação infantil e sua materialização nas práticas pedagógicas das instituições educativas que atendem crianças de 0 a 5 anos são alguns dos desafios propostos pelo grupo de pesquisaEducação e Infância: políticas e práticasda Fundação Carlos Chagas.
O olhar atento a estudos já desenvolvidos sobre as crianças pequenas e compromisso assumido com o direito a sua educação perpassam os projetos aos quais o grupo se debruça, explicitando a preocupação dos pesquisadores com o avanço científico e com o atendimento qualificado da primeira infância.
Em agosto de 2024, em comemoração ao mês que celebra a infância, a Fundação Carlos Chagas traz uma série de textos sobre este grupo de pesquisa, seus projetos, pesquisadoras membras e áreas de atuação.
Trajetória na historiografia da educação e infância
Oprojeto coordenado por Moysés Kuhlmann Jr.foi o primeiro contato de Fabiana Fernandes, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, com a educação infantil na pesquisa acadêmica. Ao longo do estudo, a pesquisadora fez a revisão de uma base de dados construída sobre o Boletim Interno, publicação da Prefeitura Municipal de São Paulo direcionada para o parque infantil. A investigação dos parques infantis e da constituição das instituições de educação infantil resultou na produção de um volume na série de Textos FCC, artigos e apresentações em congresso.
O projetoA gestão da Educação Infantil no Brasil, coordenado por Maria Malta Campos, foi a primeira grande investigação da qual Fabiana participou e que envolveu pesquisadoras de seis capitais, além de uma equipe de trabalho multidisciplinar na FCC.
Das produções resultantes desse trabalho, a pesquisadora destaca um artigo que produziu sobre sua trajetória de pesquisa em gestão educacional juntamente com Maria Malta publicado no periódico Educação em Revista.
Atualmente, Fabiana, sendo uma pesquisadora da área da política e gestão educacional, atua em um projeto de pesquisa financiado pelaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)e coordenado pela pesquisadora Sandra Zákia, da Universidade de São Paulo, relacionado à construção de uma sistemática de avaliação da educação infantil, no município de Louveira, no interior do estado.
"Tenho por intenção me aprofundar nas abordagens de análise de implementação de políticas públicas, algo que já venho trabalhando há alguns anos, desde que ingressei na Rede de Estudos de Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE) para estudar a implementação de políticas e programas voltados para educação infantil e os processos de intersetorialidade como estratégias para um atendimento à infância que garanta equidade e redução das desigualdades sociais", comenta a pesquisadora.
Compromisso social com a pesquisa
O grupo de pesquisa Educação e Infância compõe um conjunto de estudos que focam, não somente na educação infantil, mas nas políticas públicas para a infância e seus aspectos históricos, sociais e políticos.
"O grupo se renovou, mas segue assumindo um compromisso com as políticas públicas para a infância e sua educação em pesquisas que tratam das condições de oferta da educação infantil no Brasil, dos formatos organizacionais de atendimento e da avaliação da e na educação infantil", completa Fabiana.
Saiba mais
Educação e infância: políticas e práticas
Grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas tem como objetivo realizar estudos sobre a educação da infância, realizando assessorias e formulando propostas para redes públicas de educação infantil.