Gamificação da aprendizagem na formação do professor de língua inglesa é experiência premiada pela Fundação Carlos Chagas
Iniciativa premiada pela FCC destaca importância da formação para o uso de tecnologias em sala de aula e da gamificação da aprendizagem
Permitir o celular na sala de aula ou proibir seu uso? Atenta à temática da utilização de tecnologias digitais no contexto educacional, uma realidade debatida por educadores, estudantes, pesquisadores e membros da gestão escolar, Keila Mendes dos Santos, uma das vencedoras da 13ª edição doPrêmio Professor Murillo Marques, propôs um projeto voltado para a articulação dessas ferramentas na educação linguística.
Entre os meses de março e junho de 2023, a pesquisadora e docente do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Caetité) promoveu umaexperiência formativa de gamificaçãopara estimular os licenciandos a vivenciarem, na condição de alunos e de futuros professores, a criação de jogos para o ensino da língua inglesa.
Para alcançar esse objetivo, Keila organizou a prática em três etapas: a apropriação dos conceitos teóricos; a aplicação inicial de jogo desenvolvido pela própria docente, e o momento de criação e aplicação das atividades gamificadas feitas pelos estudantes.
No jogo criado por Keila, chamado Jane’s adventures, os jogadores acompanham as aventuras de uma mulher negra que tem paixão por viajar e conhecer o mundo. No processo, Jane conta um pouco dos lugares que conheceu, curiosidades sobre culturas e sobre como a língua inglesa é falada em cada um desses lugares. Para a execução dos jogos individuais, cada equipe recebeu informações e um passo a passo para instigar sua participação e mostrar como a gamificação pode ser aplicada a partir de narrativas.
“Dos desafios da proposta gamificada, acredito que a junção entre a diversão e o aprendizado, principalmente em um contexto para adultos, é muito desafiador. Porque o aprender brincando é muito presente na infância, no contexto em que trabalhamos com crianças, mas, com adultos, a gente acaba perdendo um pouco isso. Criar algo que seja atrativo e que estimule o desenvolvimento de habilidades para o público adulto não é simples”, afirma Keila.
Além da proposta diferenciada de formação, a iniciativa de jogar em sala de aula, ao mesmo tempo em que conceitos teóricos são aplicados, amplia o diálogo de maneira dinâmica e imersiva sobre questões raciais, de gênero e diversidade linguístico-cultural na aprendizagem.
Com isso, a docente pôde auxiliar na formação de futuros professores de língua inglesa de forma significativa e estimulante, ao experimentar práticas autorais, estratégias inovadoras e dinâmicas de ensino.
Reconhecimento
Ao receber a premiação, a professora destaca a importância do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques como uma ferramenta de reconhecimento do trabalho docente, muitas vezes invisível para a sociedade. “O prêmio veio como um estímulo para continuidade e manutenção das ações do projeto. Esse reconhecimento e esse retorno que nem sempre estão presentes na prática docente são revigorantes, em uma jornada que é tão exaustiva e com recursos tão limitados”, completa.
Saiba mais
Gamificação da aprendizagem e a formação do professor de língua inglesa
O projeto desenvolvido pela professora Keila Mendes dos Santos está disponível para leitura na série Textos FCC. Acesse: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/384/250
Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2024
Inscrições abertas até o dia 10 de junho.
Confira o edital e regulamento em: https://www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-professor-rubens-murillo-marques