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Tese premiada propõe reflexão sobre a formação em matemática na Educação de Jovens e Adultos

Tese premiada promoveu a produção de materiais audiovisuais e o protagonismo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na disciplina.

Autor- Luanne Caires,Em Pauta -18/07/2024 21:15:54
Como os conhecimentos matemáticos podem ser construídos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Foi assim que Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chegou ao tema de suatese de doutorado, reconhecida com menção honrosa em Educação noPrêmio Capes de Tese 2023O estudo teve como objetivo investigar as relações entre os conhecimentos matemáticos e a produção de vídeos, na perspectiva das Performances Matemáticas Digitais (PMDs), estabelecidas por estudantes da EJA do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFRJ no campus Duque de Caxias (CDuC). As PMDs compõem uma teoria que reúne três eixos de aprendizagem: a educação matemática, as tecnologias digitais e as artes. A pesquisa, realizada durante a pandemia de covid-19, partiu da escuta atenta e do reconhecimento do conhecimento de mundo dos educandos jovens e adultos eabordou a atividade artística também como um caminho de descompressão. Eduardo destaca a oportunidade de interação dos participantes com as tecnologias digitais com a produção e edição de vídeos e o envolvimento com as artes, especialmente as cênicas e musicais, na elaboração do material publicado no canalMonitoria de Matemática da EJAno YouTube, um recurso produzido pelos e para os sujeitos da EJA. Conquista de mentes e corações Por fazer parte de um programa de doutorado profissional, a pesquisa, além do trabalho teórico, teve os materiais audiovisuais produzidos com os educandos também como parte de seus resultados. O canal no YouTube já conta commais de 50 vídeos produzidospelos estudantes da EJA, enquanto protagonistas, e a publicação de três e-books sobredesconstrução de imagens da matemática, interlocução das artes e tecnologias digitais em Educação em Matemática e novas propostas práticas para a EJAEduardo destaca, ainda, a participação dos educandos em eventos e congressos na apresentação de trabalhos e relatos das suas próprias experiências: “A produção das PMDs visou a atribuir visibilidade à EJA e aos seus sujeitos, uma importante ação quando refletimos sobre o histórico da EJA e sua luta por direitos silenciados, negados e invisibilizados. Na medida em que trabalhadores estudantes jovens e adultos atribuíam vozes durante o protagonismo das PMDs, tornávamos visíveis o quanto a EJA tem a nos dizer e ensinar”, comenta. Ao ser questionado sobre o que considera fundamental na implementação de políticas e práticas pedagógicas no ensino de matemática na modalidade da EJA, o pesquisador enfatiza a importância do olhar respeitoso e horizontalizado para os contextos de vida e diversos saberes desses estudantes. “A tese traz como resultado que os conhecimentos da matemática estejam intimamente relacionados com os saberes sociais, econômicos, culturais, políticos que inscrevem e circunscrevem os sujeitos da EJA. Associar a matemática a conhecimentos sociocientíficos pode ser um caminho que permita o distanciamento de uma matemática fria, pouco conexa com a realidade dos estudantes da EJA e se aproxime das marcas culturais e estritamente relacionadas com suas realidades de vida e profissionais”, completa. Saiba maisPrêmio CAPES de TeseInstituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.Luz, câmera… produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultosAutor da tese:Eduardo dos Santos de Oliveira BragaInstituição:Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Programa de Pós-Graduação em Ensino de CiênciasOrientadora:Giselle Rôças de Souza FonsecaCoorientador:Marcus Vinícius da Silva Pereira
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