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Taxa de escolarização infantil descumpre meta do Plano Nacional de Educação

A meta de, no mínimo, 50% de taxa de escolarização infantil prevista no PNE 2014-2024 foi descumprida pela maioria dos municípios brasileiros. De acordo com pesquisa, o desempenho em estratégias de busca ativa, identificação, monitoramento e atendimento da demanda por creches também foi insatisfatório

Autor- Marciano Seabra de Godoi, professor da Faculdade Mineira de Direito (FMD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e-mail marciano@pucminas.br Nicolle Zanato Di Francia, advogada, mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, bolsa CNPq), Santa Bárbara, Minas Gerais, Brasil, nicolle_francia@hotmail.com,EAE em Pauta -25/04/2025 14:44:05

Em 2024, o Plano Nacional de Educação completou 10 anos de vigência e aguarda aprovação de novas diretrizes para o próximo decênio. Uma das metas previstas no PNE 2014-2024 se relaciona com a escolarização de crianças de zero a três anos. 

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas) desenvolveram um estudo com o objetivo de verificar se os municípios brasileiros cumpriram essa meta e qual a relação desse tema com a judicialização do direito à educação infantil. 

A pesquisa, publicada na revistaEstudos em Avaliação Educacional, observou que o descumprimento da meta em termos nacionais revela uma persistente desigualdade regional e socioeconômica no acesso às creches, com o fenômeno da judicialização do direito à educação, fator que contribui para uma aceleração da ampliação da oferta ligada ao estabelecimento de convênios com instituições privadas.

O levantamento encontrou evidências de que um dos efeitos da judicialização do direito à educação é uma  expansão da oferta de vagas em creches, fortemente relacionada à expansão da proporção de creches privadas conveniadas com o setor público. O caso do estado de São Paulo e, especialmente, do município de São Paulo, indica exatamente isso, com um número de vagas em instituições privadas bem maior do que o número de vagas em instituições públicas.

A partir de 2023, segundo a autoria do estudo, identificou-se a perspectiva concreta de retomada de programas e investimentos na expansão da oferta de creches, como é o caso do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. 

Por fim, de acordo com a pesquisa, iniciativas como essa são fundamentais para evitar que a necessária expansão da oferta de vagas em creches, sempre pressionada pelo fenômeno da judicialização, conduza a uma expansão desproporcional da rede de entidades privadas conveniadas, sem que seja dada prioridade à expansão da rede pública, conforme determina a Constituição de 1988, com a  compreensão do  ensino educacional necessariamente vinculado à gestão democrática com garantia de padrão de qualidade.

Leia o artigo em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/10465

Referências

Alves, T., & Silva, R. M. da (2013). Estratificação das oportunidades educacionais no Brasil: Contextos e desafios para a oferta de ensino em condições de qualidade para todos. Educação & Sociedade, 34(124), 851-879.https://www.scielo.br/j/es/i/2013.v34n124/

Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2023). Balanço do Plano Nacional de Educação.https://campanha.org.br/acervo/apresentacao-ppt-do-balanco-do-pne-2023/

Franco, D. de S., Domiciano, C. A., & Adrião, T. (2019), Privatização das creches em São Paulo e seus efeitos sobre a qualidade da oferta. Teoria e Prática da Educação, 22(3), 80-96.https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.50491

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (2021). Índice de Necessidade de Creche 2018-2020 e estimativas de frequência: Insumos para a focalização de políticas públicas.https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/publicacao-indice-necessidade-creche-2022/

Oliveira, V. E. de, Silva, M. P. da, & Marchetti, V. (2018). Judiciário e políticas públicas: O caso das vagas em creches na cidade de São Paulo. Educação & Sociedade, 39(144), 652-670.https://www.scielo.br/j/es/a/KFWgz8DscfYyJnvL84PjyrS/?lang=pt

Ximenes, S. B., Oliveira, V. E. de, & Silva, M. P. da (2019). Judicialização da educação infantil: Efeitos da interação entre o Sistema de Justiça e a Administração Pública. Revista Brasileira de Ciência Política, (29), 155-188.https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/SHSsGMztRZgS7XxpmpRNcxm/?lang=pt

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