Tese premiada propõe reflexão sobre a desinformação no ensino de ciências
Pesquisa reconhecida na área de Ensino produziu uma etnografia de perfis no X, antigo Twitter, e a propagação de discursos negacionistas
“Sonhava em ser cientista”. Foi assim que Gabriela Fasolo Pivaro, vencedora doPrêmio Capes de Tese 2024, definiu sua trajetória de pesquisadora. A pesquisa de doutorado intituladaSobre a propagação de desinformações científicas nas redes sociais: uma pesquisa etnográfica no Twitter para reflexões sobre a educação em ciênciasfoi reconhecida como a melhor tese na categoria de ensino.
O estudo teve como objetivo analisar as características dos discursos de desinformação científica e como, a partir de nossa análise, se poderia observar dificuldades no entendimento de como é o processo de construção do conhecimento científico a partir das teorias de ensino e aprendizagem em ciências.
É importante ressaltar o contexto específico em que a pesquisa de Gabriela foi realizada e o tema sobre o qual ela se debruçou. Durante o período do doutoramento, o Brasil passou pelo governo de Jair Bolsonaro e a pandemia humanitária de Covid-19, contexto em que os conhecimentos científicos sofreram com notícias falsas e ataques à credibilidade da ciência brasileira.
Com a popularização das redes sociais digitais, o compartilhamento massivo de informações sem o compromisso com a realidade dos fatos se fez presente e apontou uma problemática para a pesquisadora, especificamente com relação às teorias negacionistas, como a da Terra Plana.
Mergulho na superfície
Por meio de uma etnografia, uma metodologia voltada para o olhar atento à cultura de uma comunidade, Gabriela criou um novo perfil no X, antigo Twitter, para investigar como se dava a propagação da desinformação na rede social. A observação e coleta de tweets aconteceu durante oito meses e renderam mais de 300 páginas de comentários.
Segundo a pesquisadora, ela usou o próprio algoritmo e as indicações dadas por ele para acompanhar perfis e páginas de figuras públicas, como do próprio Jair Bolsonaro, seus filhos e outros órgãos do governo.
“Escolhi o Twitter porque ele reúne pessoas de diferentes níveis sociais, que interagem de forma rápida e mobilizadora. Acompanhei perfis públicos, sem nenhuma interação, só observando e registrando esses tweets, e vi como a política atravessa qualquer tema nessas comunidades”, comenta Gabriela.
Educação midiática
Ao longo da construção da etnografia e da escrita da tese, a pesquisadora refletiu sobre o poder da abstração nas redes sociais e como se dá a construção do conhecimento e das visões sobre a natureza. De acordo com Gabriela, nas mídias digitais, a transformação de algo concreto para o processo de abstração e generalização do conhecimento não acontece.
“Não tem conhecimento generalizado, tudo é muito abundante e rápido, não dando tempo para fazer reflexões. É aí que a desinformação aparece para preencher informação de forma rápida. Nesse sentido que está o papel dos algoritmos nas redes sociais, eles funcionam como uma lente que deforma a realidade”, explica.
Para o combate à desinformação, seja nas ciências ou em outras áreas do conhecimento, Gabriela salienta a importância da educação midiática e do letramento científico.
“É preciso estimular o letramento, entender como os fenômenos se articulam, pensar mesmo em um letramento científico e midiático”, reafirma.
Sobre a premiação
Já sobre a premiação e o reconhecimento da pesquisa desenvolvida em seu doutorado, a pesquisadora, agora no pós-doutorado, reforça a importância de se valorizar a pesquisa feita no país.
“É importante a gente olhar para essas pesquisas, para essa valorização, porque as áreas de ensino estão morrendo, a valorização dos professores é cada vez menor, então que bom que existe algum tipo de valorização", completa.
Saiba mais
Prêmio CAPES de Tese
Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Teses é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Informações e inscrições no site da Capes.
Autora da tese:Gabriela Fasolo Pivaro
Instituição:Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Orientador: Gildo Girotto Junior