Estudo aponta que três em cada quatro jovens fora da escola querem concluir a educação básica no Brasil
Levantamento analisou dados da Pnad Contínua do IBGE sobre jovens fora da escola sem concluir a educação básica
A pesquisaJuventudes fora da escolatraz dados inéditos sobre a realidade de brasileiros e brasileiras de 15 a 29 anos que não estudam e não concluíram a educação básica. Segundo o estudo, lançado pelo Itaú Educação e Trabalho e a Fundação Roberto Marinho, mais de 9 milhões de jovens não concluíram a educação básica e não frequentam escolas.
Desse número, mais de 70% querem voltar a estudar, o que equivale a três em cada quatro jovens fora da escola. O estudo analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.
Outro dado destacado pela pesquisa é que cerca de 77% dos jovens que saíram da escola e pretendem concluir a educação básica tem como objetivo cursar o ensino técnico. Além da análise dos dados da Pnad Contínua, o estudo realizou entrevistas com especialistas em diversas áreas do conhecimento, além de grupos de discussão e entrevistas com essas juventudes fora da escola.
A pesquisa ouviu mais de 1,6 mil jovens, de 15 a 29 anos, em todo o Brasil. A partir dos relatos, o relatório apontou que, grande parte dos jovens que pretendem finalizar a educação básica, tem como principal motivação a possibilidade de melhorar a condição profissional e o desejo de ingressar no ensino superior.
Quer saber mais? Acesse orelatório completoda pesquisa aqui.