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Pesquisadora da FCC comenta acesso de pessoas com deficiência à educação superior

Em entrevista, Adriana Pagaime analisou as barreiras que dificultam a educação inclusiva

Guilbert Inácio

Publicado em:

28/04/2025 15:08:08

A chegada de estudantes com deficiência à universidade foi tema de notícia publicada na plataforma digital Diversa. A matéria traz relatos de alunos e especialistas sobre avanços e desafios da educação inclusiva nas diferentes etapas de ensino.

Adriana Pagaime, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), comentou que a queda de matrículas de estudantes com deficiência na Educação Básica está relacionada a barreiras impostas pela sociedade, as quais dificultam o acesso, futuro, de pessoas com deficiência ao Ensino Superior.

“Muitos estudantes são desestimulados a continuar os estudos no Ensino Superior por conta da crença de que, por terem uma deficiência, não vão conseguir entrar no mundo do trabalho e que, portanto, não precisam seguir com os estudos. Esse desestímulo, muitas vezes, não vem necessariamente de alguém, mas da própria organização da escola que faz com que o ambiente não seja, de fato, acolhedor e inclusivo”, ressaltou a pesquisadora.

Adriana também apontou a necessidade de avançar no processo efetivo de implementação das políticas públicas direcionadas à educação inclusiva, pois o acesso à universidade é restrito para qualquer pessoa da população, mas ainda mais para pessoas com deficiência. Além disso, a pesquisadora defende a formação continuada de docentes desde a Educação Básica, visando identificar e eliminar barreiras capacitistas.

Acesse a matéria completa nosite da Diversa

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