Ainda dá tempo de se inscrever em curso sobre conhecimento pedagógico do conteúdo na prática de professores
Formação oferecida pela FCC é voltada para docentes, pesquisadores, coordenadores pedagógicos, estudantes de graduação e de pós-graduação em educação
Jade Castilho
15/09/2026 10:21:17
Falta uma semana para o encerramento das inscrições para o cursoO conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores da educação básica, oferecido peloCentro de Formaçãoda Fundação Carlos Chagas. A formação de curta duração abordará o conceito de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge - PCK), em inglês, que se refere à intersecção entre conteúdo e pedagogia, envolvendo os modos de organizar e de apresentar o conhecimento de forma compreensível aos alunos.
Ministrado pela pesquisadoraPatrícia Albieri de Almeida, doDepartamento de Pesquisas Educacionais da FCC, o curso pretende debater a articulação entre conhecimentos profissionais e os processos de planejamento, ação e raciocínio pedagógico.
Ao longo dos quatro encontros, divididos nos formatos presencial e on-line, os participantes serão convidados a dialogar sobre fundamentos teóricos, práticas e o uso de instrumentos que favorecem a compreensão e o desenvolvimento do PCK.
As aulas serão iniciadas no dia 23 de setembro, das 14h às 17h, com carga horária total de 20 horas. O curso é direcionado para professores da educação básica e do ensino superior, formadores de professores, coordenadores pedagógicos, estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação em educação.
Para se inscrever e saber mais detalhes sobre a formação, acesse a página do curso no site da FCC.
O investimento para o curso é de R$ 250,00, com pagamento via boleto bancário. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mailcursoseseminarios@fcc.org.br.
Saiba mais
Curso:O conhecimento pedagógico do conteúdo na prática profissional de professores da educação básica
Ministrante:Patrícia Albieri Almeida
Vagas:20 pessoas
Valor:R$250,00
Inscrições:até o dia 21 de setembro de 2026
Endereço dos encontros presenciais:Rua Quitanduba, 363 - Caxingui, São Paulo - SP (próximo a estação de metrô São Paulo-Morumbi).