Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Pesquisadora da FCC aborda apagão de professores e carreira docente em reportagem
www.fcc.org.br

Pesquisadora da FCC aborda apagão de professores e carreira docente em reportagem

Em entrevista, Gabriela Moriconi detalhou o contexto atual de desinteresse pelo magistério

Jade Castilho

Publicado em:

13/02/2025 13:21:01

Quem ainda quer ser professor? Uma reportagem do jornal Correio da Bahia abordou a carência de docentes no Brasil e as medidas de incentivo ao ingresso na carreira de professor previstas pelo programa Mais Professores, lançado em janeiro de 2025 pelo Ministério da Educação (MEC). 

Em entrevista, Gabriela Moriconi, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), comentou o contexto atual de desinteresse pelo magistério, ligado a fatores como baixa remuneração, grande quantidade de vagas temporárias e acúmulo detrabalho em múltiplas escolas

Outro aspecto citado pela pesquisadora que explica o fenômeno do apagão de professores é entender também que eles fazem parte de dois grupos. Os polivalentes, que trabalham na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e os especialistas, formados em licenciaturas específicas e com atuação nos anos finais do fundamental e no ensino médio, enfrentam cenários diferentes de falta de professores.

Moriconi alerta, ainda, para a qualidade da formação docente, especialmente para disciplinas específicas como Física, Química, Sociologia e Filosofia, carreiras hoje com baixa atratividade para os estudantes. 

Acesse a matéria completano site do Correio da Bahia. 

Para saber mais, acesse:

Nota técnica Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil

Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental

Relacionados