As implicações do volume de trabalho dos professores brasileiros são tema de capítulo de e-book elaborado por pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Gabriela Moriconi aborda as implicações do volume de trabalho docente na formação continuada e nas práticas de professores no Brasil
Jade Castilho
13/10/2025 20:26:32
Quais as condições de trabalho docente no Brasil? Como elas interferem nas condições de aprendizagem dos estudantes? Esses e outros questionamentos estão presentes no e-bookTempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores?.
A coletânea de artigos organizada pelos professores Célia Maria Giacheti e Amadeu Moura Bego e publicada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), apresenta algumas reflexões realizadas durante o VI Congresso Nacional de Formação de Professores (VI CNFP) e o XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (XVI CEPFE), em 2023. Ela conta com um capítulo elaborado pela pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC),Gabriela Moriconi.
IntituladoCompreendendo o volume de trabalho dos professores brasileiros, o capítulo reúne achados de estudos elaborados recentemente na FCC que oferecem evidências relevantes sobre o volume de trabalho dos professores brasileiros, especificamente dos professores dos anos finais do ensino fundamental no país. As pesquisas publicadas no site da instituição abordam ovolume de trabalho docente a partir de uma análise comparada dos cenários no Brasil, nos Estados Unidos, França e no Japão, e reúneestudos de caso nas redes de ensino do Brasil.
Além de apresentar e discutir essas evidências, o texto propõe discussões sobre suas implicações sobre as práticas profissionais e sobre a participação dos professores em iniciativas de formação continuada desenvolvidas por escolas e redes de ensino.
Embora já existam evidências sobre os impactos negativos de algumas condições de trabalho docentes desfavoráveis sobre o desempenho dos estudantes como trabalhar em múltiplas escolas e ter turmas com número excessivo de alunos, o capítulo destaca que é preciso investigar como isso ocorre de fato. Como os professores mudam suas práticas nessas circunstâncias? Além disso, aponta-se a necessidade de investigar os impactos de outras condições muito comuns no Brasil, como o elevado número de turmas e de número total de alunos por professor.
Dialogando com a temática geral do livro, o capítulo também aborda como as condições relativas ao volume de trabalho podem afetar a capacidade dos docentes de participar de processos formativos que contribuam para a sua prática profissional. Por exemplo, uma das características de formações continuadas eficazes é justamente ter duração prolongada, permitindo contatos frequentes com formadores.
No texto, a autora ressalta que, para se engajar nesse tipo de formação continuada, uma condição de trabalho necessária é a garantia de um tempo adequado da jornada de trabalho docente para as atividades pedagógicas fora da sala de aula, sendo uma parcela desse tempo destinada à formação continuada.
Ao evidenciar esses fatores da rotina de trabalho dos docentes brasileiros, bem como em comparação com outros países do mundo, as pesquisas citadas no capítulo chamam a atenção para as implicações das condições de trabalho dos professores sobre as suas práticas profissionais e seus resultados, especialmente sobre a aprendizagem dos estudantes.
Oe-book completo está disponível para download gratuitono site da Editora Unesp campus de Marília.