Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Atualização dos Indicadores de Qualidade na Educação é tema de oficina promovida pelo Ministério da Educação
www.fcc.org.br

Atualização dos Indicadores de Qualidade na Educação é tema de oficina promovida pelo Ministério da Educação

Encontro de trabalho e debate contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, de universidades e da Fundação Carlos Chagas

Jade Castilho

Publicado em:

03/09/2025 13:27:53

A atualização dos Indicadores de Qualidade na Educação (Indiques) foi tema de umaoficina de trabalho promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa teve como foco, especificamente, os indicadores aplicados aos anos finais do ensino fundamental e foi realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a Ação Educativa. 

O processo é coordenado por um grupo de trabalho interinstitucional, formado por representantes do MEC, da Ação Educativa, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Projeto Seta, de secretarias estaduais e municipais de educação, além de especialistas e representantes da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola das Adolescências (Renapea).

De acordo com o MEC, os indicadores de qualidade são uma metodologia de autoavaliação participativa, criada para apoiar escolas e comunidades na análise da qualidade da educação. Para isso, os indicadores estão estruturados em sete dimensões, que analisam o ambiente educativo, as práticas pedagógicas e de avaliação, o ensino e aprendizagem de leitura e escrita, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho docente, acesso e permanência de estudantes, além do ambiente físico da unidade escolar.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério, os participantes da oficina realizada no dia 21 de agosto de 2025 analisaram, coletivamente, a versão preliminar dos indicadores, discutiram ajustes metodológicos e organizaram contribuições a serem debatidas posteriormente. 

A atividade teve como objetivo refletir que os indicadores contemplem a diversidade das escolas e que considere a inclusão, a interseccionalidade de raça e gênero, a participação da comunidade escolar e as especificidades dos anos finais do ensino fundamental.  

Representantes da Ação Educativa realizaram a mediação desse encontro formativo, com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), da Unicef, da Roda Educativa e da Fundação Carlos Chagas.

Relacionados