Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!
www.fcc.org.br

Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!

Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!

Fundação Carlos Chagas

Publicado em:

21/01/2025 20:00:01

*Com informações da CCS/Capes 

No dia 12 de dezembro, em Brasília, acontecerá a solenidade de premiação doPrêmio Capes de Tese 2019. Desde 2012, a FCC (Fundação Carlos Chagas) soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em Educação, oferecendo um prêmio adicional às áreas de Educação e Ensino, nas categorias Melhor Tese e Menção Honrosa. 

Veja logo a seguir a relação dos trabalhos selecionados nesta edição. 

Os autores das melhores teses nas áreas de Educação e Ensino receberão prêmio especial da FCC no valor de 15 mil reais. Já os agraciados com a Menção Honrosa ganharão 5 mil reais. 

"O investimento em pesquisa sempre foi uma das preocupações da Fundação Carlos Chagas que, por meio de seu Departamento de Pesquisas Educacionais, se dedica a programas de investigação relacionados à educação. 

Assim, para nós é uma alegria participar do Prêmio Capes de Tese, parceria que completa oito anos e estimula a pesquisa de excelência no país, nas áreas de Educação e de Ensino", avalia Lúcia Villas Bôas, Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas.

EDUCAÇÃO

Melhor tese

P2h {Pirâmide da pedagogia Hacker = [vivências do (In) possível]}

Autora: Karina Moreira Menezes 

Orientador:Nelson De Luca Pretto 

Instituição:UFBA (Universidade Federal da Bahia) 

Menção Honrosa

O PNE e as universidades estaduais brasileiras: assimetrias institucionais, expansão e financiamento

Autora: Renata Ramos da Silva Carvalho 

Orientador: Nelson Cardoso Amaral 

Instituição:UFG (Universidade Federal de Goiás) 

Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogos

Autora: Vantielen da Silva Silva 

Orientador:Dionísio Burak 

Instituição: UEPG (Universidade Estadual de Ponta de Grossa)

ENSINO

Melhor tese

O currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima 

Autora: Luzia Voltolini 

Orientadora:Carmen Teresa Kaiber 

Instituição:ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) 

Menção Honrosa

Educação científica e cultura política democrática: um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de Ciências nas séries iniciais

Autor: Edgar Miranda da Silva 

Orientadora:Rita Vilanova Prata 

Instituição:UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 

"Como você chegou a esse resultado?" O diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamental

Autora: Ana Carolina Faustino 

Orientador: Ole Skovsmose 

Instituição: UNESP-RC (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Rio Claro) 

Sobre o Prêmio 

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. 

Acesse ositeda FCC e veja os trabalhos premiados nas edições anteriores, nas categorias Educação e Ensino.  

Relacionados