Centro de pesquisa em rede debate relações entre aprendizagens e convivência escolar
Iniciativa com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas integra instituições com o objetivo de promover a produção de conhecimento e de produtos técnicos voltados para a melhoria da qualidade da educação básica
Jade Castilho
10/07/2025 15:16:31
Com o propósito de promover a produção de conhecimento e de produtos técnicos relacionados à melhoria da qualidade da educação básica, especialmente nas relações entre aprendizagens e convivência escolar, surgiu oCentro de Ciência para o Desenvolvimento da Educação Básica: Aprendizagens e Convivência Escolar (CCDEB).
Uma iniciativa de pesquisa colaborativa, em rede, integrada e multidisciplinar, as produções do CCDEB envolvem temas como aprendizagens, convivência escolar, clima escolar, medicalização, violência escolar e política educacional, no âmbito da educação básica, considerando as dimensões interdisciplinares, intersetoriais, interculturais e interseccionais que atravessam o processo de escolarização.
Adriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas, é um dos pesquisadores associados e faz parte da coordenação do Centro. Em uma de suas atuações, Adriano será responsável pelodiagnóstico do clima escolar nas escolas da rede estadual de São Paulo.
Nosite do projetoé possível conhecer os trabalhos que têm sido desenvolvidos no âmbito do CCDEB e acessar o Observatório que está sendo constituído a partir das produções do Centro. Além disso, asinstituições parceiras, brasileiras e estrangeiras, estão descritas na página.
O CCDEB é uma iniciativa conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista - UNESP e Fundação Carlos Chagas. O projeto conta com a parceria de mais de 20 instituições de pesquisa – de sete países e das cinco regiões do Brasil.
Saiba mais
Acesse o site e os conteúdos disponíveis