Clima e convivência escolar: seminário debate processos de melhoria das relações sociais na escola
Encontro realizado na sede da Fundação Carlos Chagas contou com lançamento de guia para equipe gestora das escolas
Jade Castilho
31/10/2024 12:39:39
Estratégias e processos de melhoria do clima e convivência escolar foram tema doSeminário Internacional Processos de melhoria do clima escolar e da convivência escolar e a liderança educacional, evento sediado na Fundação Carlos Chagas, em São Paulo.
O evento contou com a participação de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Estados Unidos e Chile. Nos dias 21 e 22 de outubro de 2024 foram realizadas reuniões técnicas fechadas com apresentações de trabalhos.
No dia 23, Dr. Jonathan Cohen, da Universidade de Columbia (EUA), ministrou uma conferência internacional sobre o percurso teórico-metodológico para a elaboração do Thriving Schools Guide e sua articulação nos processos de melhoria do Clima Escolar.
Ao longo da palestra, com tradução simultânea, o pesquisador relatou sua trajetória em torno do tema com mais de 20 anos de dedicação ao estudo do desenvolvimento saudável de bebês, crianças e adolescentes na escola.
Segundo Jonathan, é preciso pensar em como apoiar a saúde mental dos estudantes e pensar a comunidade escolar como um time. “O guia é como um documento vivo, que deve ser atualizado com a colaboração de todos. É preciso mudar o sistema, não só a sala de aula”, comenta.
O pesquisador estadunidense também detalhou o guia em inglês composto por capítulos que tratam da preparação, planejamento, avaliação, implementação e início da mudança de processos para melhoria do clima e da convivência na escola.
A abertura foi realizada porAdriano Moro, pesquisador doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC) e organizador do evento, eSandra Unbehaum, coordenadora do DPE.
Após a fala de Jonathan e as perguntas do público, Adriano fez o lançamento do guiaProcessos para melhoria contínua das escolas – Subsídios para a promoção de uma educação para a cidadania; do desenvolvimento social, emocional e acadêmico; de um clima escolar positivo e da prevenção de violências.
Publicado no site da FCC, o livro é uma transtradução, ou seja, a tradução e adaptação ao contexto sociocultural brasileiro do guia produzido por Jonathan. Além da versão adaptada para o português, o material também já foi traduzido para o francês.
Acesse o linke faça o download do e-book gratuito.