Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Coalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américas lança campanha contra violência de gênero no ambiente acadêmico
www.fcc.org.br

Coalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américas lança campanha contra violência de gênero no ambiente acadêmico

Organizada pelo Grupo de Trabalho de Gênero, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar o campo acadêmico e a sociedade sobre os impactos da violência de gênero no continente

Jade Castilho

Publicado em:

10/12/2025 18:49:58

Em diálogo com o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado no dia 25 de novembro, aCoalizão pela Liberdade Acadêmica nas Américaslançou a campanhaNão é pessoal, é estrutural: por instituições educacionais livres de violência de gênero

A campanha, liderada peloGrupo de Trabalho de Gênero, tem como objetivo sensibilizar o campo acadêmico e a sociedade sobre os impactos da violência de gênero no continente americano.Thais Gava, doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), é uma das pesquisadoras que compõem o GT. 

A iniciativa parte do princípio de que a violência de gênero é um problema estrutural e, o primeiro passo para combatê-la, é reconhecê-la. Segundo a CLAA, a violência de gênero no ambiente educacional é um fenômeno sistêmico, presente em diversos países das Américas e que afeta diretamente professoras, pesquisadoras, profissionais e estudantes. 

A campanha, de 25 de novembro a 12 de dezembro de 2025, compartilhará em suas mídias sociais digitais uma série de conteúdos informativos e educativos, como vídeos, publicações, artigos, frases e poesias, que visibilizam essa problemática.

Ao longo de mais de 60 anos de atuação, a Fundação Carlos Chagas atua na defesa da liberdade acadêmica e na defesa do fortalecimento da educação, especialmente por suas pesquisas e atuação articuladas com as questões de gênero, raça e deficiência. 

Relacionados