Coluna destaca pesquisa da FCC sobre uso de evidências na formação continuada de professores
Levantamento identificou estratégias eficazes para melhora do trabalho docente e aprendizagem dos estudantes
Jade Castilho
04/04/2025 13:50:47
Relatório elaborado por pesquisadores da Fundação Carlos Chagas foi citado na coluna de Antônio Gois no jornal O Globo, que destaca o uso de evidências científicas em estratégias de formação continuada docente.
Gabriela MoriconieRodnei Pereira, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda FCC, foram responsáveis pelo documento sínteseUm debate em construção: em busca de evidências para a melhoria da formação continuada de professores, divulgado pela organização Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e).
Baseado em duas pesquisas anteriores publicadas em 2017, o relatório analisou características de programas de formação continuada com evidências significativas na melhora da qualidade do trabalho docente ou na aprendizagem dos estudantes.
A partir dos estudos principais, o levantamento identificou estratégias eficazes de programas de formações continuadas, como a aprendizagem ativa, o foco no conhecimento do conteúdo e no conhecimento pedagógico, a oferta de apoio especializado e de oportunidades de reflexão, entre outras.
Para saber mais, acesse a coluna completa noO Globo.