Conferência Mundial sobre Convivência, Clima e Violência nas Escolas reúne mais de 400 pesquisadores, educadores e gestores escolares
Organizado pelo Observatório Internacional sobre Clima Escolar, evento promoveu diálogos sobre pesquisas e políticas de prevenção à violência no espaço escolar
Jade Castilho
27/11/2025 14:27:40
A melhoria do clima escolar perpassa a criação de comunidades cooperativas, o apoio a docentes e discentes e o diálogo para resolução pacífica de conflitos. Essa temática fez parte da10ª Conferência Mundial sobre Convivência, Clima e Violência nas Escolas, realizada entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, no Chile.
Organizada peloObservatório Internacional sobre Clima Escolar e Prevenção da Violência (IOSCVP)e pelo Centro de Pesquisa em Educação Inclusiva, liderado pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, o evento deste ano reuniu mais de 400 pesquisadores, administradores escolares, equipes de liderança escolar, coordenadores e professores de 15 países.
Durante os três dias de Conferência, palestras, comunicações orais e simpósios compuseram a programação voltada para troca de conhecimento e estratégias conjuntas, com o objetivo de contribuir para a construção de comunidades educacionais mais inclusivas e democráticas.
O evento mostrou-se uma valiosa oportunidade para reunir a comunidade científica e educacional internacional, promovendo o compartilhamento de evidências, políticas e experiências voltadas à criação de ambientes escolares mais saudáveis
Adriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE)da FCC, participou da Conferência e coordenou os trabalhos submetidos à temática doGrupo de Estudos Especiais (SIG) Compreensões e práticas de mensuração: clima escolar, convivência e prevenção da violência, apresentados no evento. O pesquisador assumiu a Co-presidência do Observatório Internacional no quadriênio 2026-2029.
"As violências escolares compõem uma preocupação global que exige, cada vez mais, investimentos em estudos e pesquisas qualificadas capazes de subsidiar políticas públicas voltadas à promoção de uma convivência ética e democrática, bem como de um clima escolar positivo nas unidades educacionais. A conferência, já em sua 10ª edição, constitui uma oportunidade fundamental para um diálogo amplo e aprofundado com especialistas de diferentes continentes, em prol da construção de um ambiente escolar mais justo, respeitoso e inclusivo para toda a comunidade escolar", completa, Adriano.
Ao longo do evento, a comissão executiva do Observatório abordou o planejamento para a próxima conferência internacional bienal e outras atividades estratégicas para o ano seguinte.