Conheça os finalistas da 15ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Docentes das cinco regiões do país inscreveram experiências formativas realizadas nos cursos de licenciatura
Jade Castilho
19/08/2025 14:54:19
Nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, a Fundação Carlos Chagas divulga o nome dos finalistas da 15ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de professores do ensino superior que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica.
A seleção das experiências formativas finalistas é realizada em duas etapas. Na primeira, ocorre a análise de mérito pela Comissão de Especialistas: cada iniciativa inscrita é avaliada por dois pareceristas da Comissão, com base nos seguintes critérios:
- adequação dos objetivos da iniciativa ao propósito do Prêmio;
- consistência dos procedimentos didáticos empregados na iniciativa, evidenciando como eles contribuem para o alcance dos objetivos pretendidos;
- explicitação dos procedimentos de avaliação, evidenciando como a experiência formativa contribui para a aprendizagem da docência;
- contribuição da iniciativa para aprendizagem da docência com base na apreciação do próprio formador e dos licenciandos participantes;
- qualidade da escrita.
Na segunda etapa, ocorre a análise de mérito pelo Comitê Executivo, fase que envolve a apreciação das experiências formativas que receberem dois pareceres positivos (semifinalistas), para que sejam selecionadas as iniciativas finalistas.
No dia 8 de setembro serão anunciadas as três experiências formativas vencedoras que serão agraciadas, cada uma, com um prêmio de R$30 mil, diploma e troféu, uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Além disso, o detalhamento de cada experiência será publicado na série Textos FCC.
| IES | Curso de licenciatura | Título da experiência | |
---|---|---|---|---|
Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão | IF Sul de Minas | Educação Física | Educação física escolar e linguagens: formação docente em rede, práticas colaborativas e mediação semiótica | |
Cristiano Mattos | USP | Física | Ciência, Educação e Linguagem | |
Débora da Silva Cardoso Silva | Mackenzie | Pedagogia | Território das crianças: as múltiplas linguagens das infâncias no chão da escola | |
Denilson Junio Marques Soares | IFMG | Geografia | Educação estatística no contexto social: a pesquisa de opinião como estratégia de ensino de Estatística em uma turma de licenciatura em Geografia do IFMG | |
Doris Cristina Vicente da Silva Matos | UFS | Letras | Línguas, territórios e justiça social: o sulear de saberes na formação docente e na educação básica | |
Glauber Barros Alves Costa | UNEB | Geografia | Literatura, cartografia e docência: uma experiência de formação docente no curso de Geografia da UNEB | |
Jonson Ney Dias da Silva | UESB | Matemática | Literatura de Cordel na sala de aula de Matemática na EPJAI | |
Luiza Olivia Lacerda Ramos | UFBA | Ciências Biológicas | Travessias e Identidades: educação, raça e interdisciplinaridade na formação docente | |
Rita de Cássia Gomes | UFV | Letras | Formando estudantes de Letras em interface com a educação básica: o projeto francês para todos | |
Welington Francisco | UNILA | Química | Teatro científico: aproximação entre divulgação científica, aprendizagem e formação docente |
Saiba mais
Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Prestigiando e divulgando experiências formativas realizadas por professores dos cursos de licenciaturas