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Cultura de paz nas escolas: como investir em convivência escolar

Pesquisador da Fundação Carlos Chagas destaca a construção de relações e diálogos na resolução de conflitos no ambiente escolar

Jade Castilho

Publicado em:

30/01/2025 12:39:29

Uma educação para a paz com a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a justiça, a solidariedade, a cooperação e a não violência contribuem para a construção de uma escola segura e na formação de uma sociedade pacífica. 

Em 30 de janeiro é comemorado o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, data que resgata a importância de um clima escolar positivo e na manutenção de uma boa convivência escolar. 

Adriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas(DPE/FCC), integra o Grupo de Interesse Especial do Observatório Internacional para Prevenção do Clima e da Violência Escolar,da Universidade de Sevilha - Espanha e dedica suas pesquisas ao olhar para essa temática dentro da escola. 

Segundo o pesquisador, o clima se relaciona à busca pelo bem-estar das pessoas que convivem na escola, ou seja, um conjunto de percepções sobre as várias dimensões da escola com foco no bem-estar.

Já a convivência, de acordo com Adriano, também olha para o bem-estar, mas a partir de uma perspectiva de ação mais direta e institucional por parte da gestão, docentes e funcionários por meio do planejamento de ações que visem a melhoria das relações e interações na escola.

"Outro foco é o trabalho cooperativo e dialógico entre todos os atores escolares. Os estudantes precisam participar da construção das resoluções de conflitos que acontecem no dia a dia, de forma coletiva e cooperativa, não encarar o conflito somente como algo ruim", comenta Adriano. 

Entre os principais problemas encontrados nas escolas brasileiras relatados em reuniões com professores e gestores, Adriano aponta as incivilidades, as indisciplinas, as transgressões às regras e os conflitos como os fatos mais recorrentes. 

“É preciso pensar a convergência de ações em prol da melhoria e convivência com focos diferentes. Para lidar com as diferentes manifestações e violências no espaço escolar, é preciso reconhecer que elas existem, mas que precisam ser enfrentadas com planejamento e respeito”, afirma o pesquisador. 

Pesquisador coordenador da tradução e adaptação cultural do guiaProcessos para melhoria contínua das escolas – Subsídios para a promoção de uma educação para a cidadania; do desenvolvimento social, emocional e acadêmico; de um clima escolar positivo e da prevenção de violências, Adriano reforça como investir em convivência escolar pode promover uma cultura de paz na sociedade.

"Uma escola com um clima positivo e uma boa convivência é resultado da escuta, do trabalho entre os membros da comunidade escolar e do diálogo constante para resolução de conflitos", completa.

Saiba mais

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