Divulgação científica: os desafios das universidades para furar a bolha
Recentes diretrizes aprovadas pela Capes promovem nova avaliação de artigos científicos e programas de pós-graduação
Jade Castilho
09/01/2025 13:44:58
Na era da informação e das mídias sociais, o que pensam as universidades? Estudo feito em 2022 por pesquisadores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou a comunicação pública e digital de instituições federais de Educação Superior.
A pesquisa analisou 51 universidades federais, número que representa 73,9% do total no país. Ao observar a presença dessas instituições no ambiente digital, de acordo com o levantamento, todas as instituições avaliadas tinham perfis no YouTube e no Instagram; 98% estavam no Facebook, 84,3% no X, antigo Twitter, quase 60% no LinkedIn e no WhatsApp e apenas oito (15,7%) usavam o TikTok.
A divulgação científica tem como função primordial democratizar o acesso ao conhecimento científico, estabelecer condições para a alfabetização científica e popularizar a ciência. E a presença nas mídias sociais digitais de comunicação se tornou um caminho para a disseminação de informações.
O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou umanova sistemática para classificação da produção científica e intelectual publicada em periódicos científicos.
A partir do ciclo 2025 a 2028, o processo avaliativo passará a focar na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado, assim as revistas científicas não serão mais classificadas pelo Qualis Periódicos.
Atualmente, o sistema nacional classifica as revistas científicas com conceitos A1, A2, B1, B2, B4, B5 e C. Se pesquisadores de um programa de pós-graduação têm seus trabalhos publicados em revistas com Qualis A, maiores as chances de serem melhor avaliados.
Os novos procedimentos estão em processo de avaliação e definição para posterior divulgação e implementação pela Capes. A princípio, os indicadores serão extraídos diretamente do artigo por meio do índice de citações alcançadas, dos critérios de indexação e acesso aberto.
A partir da análise qualitativa de artigos será possível abarcar, por exemplo, uma análise de pertinência do tema abordado, avanço conceitual e a contribuição científica do estudo.
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