Práticas de avaliação de línguas adicionais são tema de chamada para submissão à revista Estudos em Avaliação Educacional
Publicação da FCC pretende estimular debate sobre novas formas de fazer e pensar a avaliação de línguas em diferentes etapas de ensino
Luanne Caires
18/07/2024 22:17:20
Publicação da Fundação Carlos Chagas pretende estimular o debate em torno de novas formas de fazer e pensar a avaliação de línguas, da educação infantil ao ensino superior
Por Jade Castilho
O periódico científicoEstudos em Avaliação Educacional(EAE), da Fundação Carlos Chagas, abriu, na última quarta-feira, dia 1º de maio, as submissões de artigos para a seção temáticaPráticas de avaliação de línguas adicionais: da educação infantil ao ensino superior. Os textos irão compor o volume 36 da revista, que será publicado em 2025.A proposta abrigará estudos sobre a temática da avaliação de línguas adicionais com o objetivo de estimular o debate e a produção acadêmica sobre novas formas de fazer e pensar a avaliação de línguas a partir da diversidade de demandas educacionais da atualidade. Pesquisadores do tema podem enviar seus trabalhos até o dia 30 de setembro de 2024 pelosite da revista científica. No momento da submissão, é necessário informar para o editor, como comentário, que o envio é feito em resposta a essa chamada. “O Comitê Editorial da revista tem incentivado, por meio de números temáticos, a publicação de artigos que tratam de assuntos considerados de relevância acadêmica e social e que contribuam para o debate educacional. Além disso, busca o fortalecimento do diálogo e da colaboração entre a revista e os pesquisadores na definição de temas. Esta chamada parte de uma iniciativa das pesquisadoras Juliana Reichert Assunção Tonelli, Gladys Quevedo-Camargo e Paula Alexandra dos Santos Pais da Cruz e que foi assumida pelo periódico e aberta a toda a comunidade científica”, afirmaNelson Gimenes, pesquisador da Fundação Carlos Chagas eeditor-chefeda revista. O periódico EAE é uma publicação com mais de 30 anos de história e divulga a produção acadêmica relacionada à avaliação da educação e à análise de políticas e programas que se relacionam com os estudos avaliativos. A revista é classificada como A1 no Qualis-Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Saiba maisEstudos em Avaliação EducacionalPráticas de avaliação de línguas adicionais: da educação infantil ao ensino superior.Submissão em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about/submissionsPrazo:30 de setembro de 2024