Avaliação em larga escala na América Latina é tema de chamada pública de Estudos em Avaliação Educacional
Revista Estudos em Avaliação Educacional busca estimular debate sobre políticas e experiências de avaliação externa e de larga escala na região
Luanne Caires
18/07/2024 22:16:28
Periódico da Fundação Carlos Chagas busca evidenciar diferentes experiências e desafios que considerem a complexidade do contexto latino-americano na avaliação da educação e do ensino escolar
Por Luanne Caires
A revista científicaEstudos em Avaliação Educacional (EAE)lança, nesta quarta-feira, 1º de novembro, a chamada de artigos para a seção temáticaAvaliação em larga escala na América Latina: Contextos, retóricas, políticas e repercussões na escola pública. O objetivo é estimular debates sobre as diferentes experiências de avaliação externa e em larga escala na região, sobre como as avaliações são instrumentos importantes para planejar e construir projetos educativos e sobre suas contradições e potencialidades em meio à diversidade de interesses econômicos, sociais e políticos. Pesquisadores que investigam a avaliação externa e em larga escala no Brasil e na América Latina, especialmente na educação básica, podeminscrever seus artigos até 11 de março de 2024pelositedo periódico. No momento da submissão, é preciso informar como comentário para o editor que o envio é feito em resposta a esta chamada.Os artigos selecionados farão parte do volume 35 da revista, que será publicado em 2024. “Nossa expectativa é colaborar não apenas com o desenvolvimento do conhecimento científico sobre o assunto, notadamente na América Latina, mas também evidenciar experiências que possam ser inspiradoras e que contribuam para o aprimoramento daspolíticas educacionais de avaliação”, destaca Nelson Gimenes, editor-chefe da revista. O periódico EAE é uma publicação da Fundação Carlos Chagas que, há mais de 30 anos, divulga a produção acadêmica relacionada à avaliação da educação e à análise de políticas e programas que dialogam com estudos avaliativos. Reconhecida pela qualidade e pela diversidade de suas perspectivas teóricas e metodológicas, a revista é classificada como A1 no Qualis-Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Saiba maisEstudos em Avaliação EducacionalAvaliação em larga escala na América Latina: Contextos, retóricas, políticas e repercussões na escola públicaSubmissão em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about/submissionsPrazo:11/03/2024