Educomunicação socioambiental: projeto de pesquisa promove diálogo sobre emergência climática nas escolas
Iniciativa busca compreender como as práticas educomunicativas podem melhorar a educação climática no contexto escolar
Jade Castilho
05/06/2025 13:53:06
O contexto de emergência climática já faz parte do dia a dia de mais de 8 bilhões de pessoas ao redor do mundo. Em 5 de junho se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, data que rememora a importância de pensarmos a relação humana com a natureza e como preservá-la.
Mas como abordar a educação climática em sala de aula? A falta de conhecimento sobre a emergência climática entre educadores, educadoras e estudantes da educação básica no Brasil pode dificultar a mobilização para ações de combate às mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável.
Pensando nisso, surgiu o projetoEducom & Clima, com o objetivo de compreender como as práticas educomunicativas podem melhorar a educação climática nas escolas. A partir da identificação de iniciativas já existentes e do desenvolvimento de uma metodologia que use a educomunicação no diálogo sobre mudanças climáticas, o projeto criou um curso de capacitação de professores e outros profissionais da educação com base nessa metodologia educomunicativa.
A iniciativa do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE ECA/USP), conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima-MMA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo -SME- SP, o Programa Cemaden Educação e o Movimento Escolas pelo Clima e a Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (Anppea).
O Educom & Clima está diretamente ligado com a Lei Federal nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. A legislação prevê a educação ambiental como um processo de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
A educomunicação socioambiental, nesse contexto, é uma abordagem que utiliza a comunicação como ferramenta para a educação ambiental, promovendo a participação e o protagonismo da sociedade nos processos de reflexão e produção de conhecimento sobre questões ambientais.
Apoiado pelo Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto disponibilizará, ao final, um banco de dados de iniciativas, metodologias de ensino e um curso para educadores e educadoras de forma gratuita e em formatos abertos ao público, para contribuir para a expansão da Educação Ambiental Climática no Brasil.
Saiba mais