Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de evento sobre o ensino integral no Brasil
Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, participou do debate sobre o ensino integral no Brasil oferecido pelo Estadão no evento Reconstrução da Educação.
Lara Mello Pereira
04/02/2025 19:57:58
Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, participou do debate promovido pelo Estadão na série de eventos Reconstrução da Educação.
No evento, que abordou o tema do ensino integral e o trabalho dos professores, Gabriela chamou a atenção para a necessidade de um maior investimento na formação dos professores e de políticas públicas que possibilitem que os profissionais possam concentrar suas aulas em uma única escola.
Essa mudança contribuiria para o acompanhamento dos estudantes e planejamento das aulas. O evento ocorreu no mesmo mês em que o Ministério da Educação (MEC) instituiu o novo programa Escola em Tempo Integral (12/05), que tem como objetivo ampliar o ensino integral nas escolas de educação básica brasileiras com o aumento de 1 milhão de vagas.
Além de Gabriela, o evento contou com a participação de Hebert Lima, secretário municipal de Educação de Sobral (Ceará), e de Vitor Pedro de Arruda, ex-estudante de escola em tempo integral e professor na rede municipal de Gravatá (Pernambuco).
A mediação foi feita pela jornalista Renata Cafardo.
Assista o Reconstrução da Educação - Educação Integral e Professores no canal do Estadão no YouTube.
Confira a reportagem completa no Estadão.