Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Pesquisador da FCC concede entrevista sobre a importância de se avaliar o clima escolar no Brasil
www.fcc.org.br

Pesquisador da FCC concede entrevista sobre a importância de se avaliar o clima escolar no Brasil

Em entrevista, pesquisador da FCC aborda medidas ligadas ao clima escolar como forma de reduzir violências e melhorar o desempenho na escola

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:15:45

Por Lara Mello

Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), concedeu entrevista ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) sobre o conceito de clima escolar, suas dimensões e como avaliá-lo. O pesquisador, que define o clima escolar como “conjunto de percepções ativas e expectativas que as pessoas da comunidade escolar têm quando convivem nesse espaço”,  destacou maneiras de observar e tecer planos de ação para tornar o “ambiente escolar um lugar melhor para estudar, trabalhar, conviver, viver”, o que se relaciona ao enfrentamento da violência na escola e à melhora do rendimento acadêmico. Uma das medidas citadas foi a aplicação de instrumentos que avaliem o clima escolar, em um processo que requer participação, cautela e um olhar atento às desigualdades. Confira a matéria completa do Cenpec.

Relacionados