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Em entrevista, pesquisadora da FCC comenta novo PNE a ser pautado no Congresso

Atuação docente em múltiplas escolas, tema da pesquisa de Gabriela Moriconi, será um dos pontos a ser discutido na nova proposta

Guilbert Inácio

Publicado em:

03/02/2025 13:18:27

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece as diretrizes para a educação brasileira em um período de dez anos. Um dos pontos a ser discutido no projeto encaminhado ao Congresso pelo Ministério da Educação (MEC) é o trabalho e o cumprimento da jornada de docentes em uma única escola.

Em entrevista ao R7 Brasília, Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e coordenadora da pesquisaAtuação Docente em Múltiplas Escolas no Brasil, comentou sobre a necessidade de atenção com a carreira docente no Brasil e destacou a taxa de 20% de profissionais que atuam em mais de uma escola, em comparação, outros países não tem nem 5%.

Embora o tema da jornada de trabalho dos docentes seja pauta no PNE, segundo Gabriela Moriconi, o plano não leva em consideração a demanda de alunos por docente. A pesquisadora aponta que uma medida possível para melhorar a qualidade de ensino, seria limitar a quantidade de estudantes, pois a depender das disciplinas, às vezes, professores têm que dar aula para 800 alunos.

"O PNE, como foi enviado, prioriza o trabalho e o cumprimento da jornada em uma escola só, mas não diz nada sobre o tamanho das turmas, o número de turmas que o professor pode assumir, ou número total de alunos, por exemplo", destaca a pesquisadora.

Confira a matéria completa doR7 Brasília

Para saber mais

Nota técnica Atuação docente em múltiplas escolas no Brasil

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