Está disponível o novo número de Cadernos de Pesquisa, da FCC. Acesse!
Está disponível o novo número de Cadernos de Pesquisa, da FCC. Acesse!
Fundação Carlos Chagas
15/01/2025 19:30:20
Cadernos de Pesquisa: rumo ao cinquentenário
Iniciamos 2020 encerrando a publicação impressa de Cadernos de Pesquisa (CP). Para o próximo ano, haverá mais novidades.
Em julho de 2021, a revista completa 50 anos de existência, sem interrupções. Para as comemorações dessa data, convidamos à submissão de artigos que tenham como pano de fundo não só a trajetória do CP, mas da pesquisa em educação e de suas interfaces com as questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas, no Brasil, em outros países, nas relações internacionais.
Confira abaixo o sumário do nº 175 e boa leitura!
Moysés Kuhlmann Jr.
Editor-Chefe
ARTIGOS
Concursos públicos federais para docentes e ações afirmativas para candidatos negros Luiz Mello, Ubiratan Pereira de Resende
Leitura crítica das políticas educacionais na era neoliberal: o caso chileno Diego Palacios Díaz, Felipe Hidalgo Kawada, Noemí Suárez Monzón, Paulina Saavedra Stuardo
Vertentes epistemológicas das políticas públicas: entre as análises descritiva e prescritiva Barbara Maria Lucchesi Ramacciotti, Marjorie da Cruz Bernardino
Análise comparada da jornada escolar em países da União Europeia Cláudia da Mota Darós Parente
A utilidade da educação física segundo estudantes da Alemanha e do Chile Jaime Carcamo-Oyarzun, Georg Wydra, Claudio Hernandez-Mosqueira, Sebastian Peña Troncoso, Cristian Martinez-Salazar
Para compreender a educação inclusiva chilena: panorama de políticas e pesquisa educativa Dominique Manghi, María Leonor Conejeros Solar, Andrea Bustos Ibarra, Isabel Aranda Godoy, Vanessa Vega Córdova, Kathiuska Diaz Soto
Dispositivo de avaliação educacional do Ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes Eric Passone, Karlane Holanda Araújo
Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Renata Bernardes Faria Campos, Thiago Martins Santos, Eliene Nery Santana Enes
Pensando uma educação popular em ciências? Raúl Esteban Ithuralde
A dimensão curricular como componente do conhecimento didático do conteúdo Lina Melo, Ana Caballero, Luis Manuel Soto-Ardila, David Melo
Utilização do vídeo no desenvolvimento profissional: perspetivas dos educadores de creche Teresa Aguiar, Carolina Guedes, Joana Cadima
Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes Kelly Russo, Leila Mendes, Corina Borri-Anadon
Modos de constituição da docência brasileira: tradicionalismo, competência técnica e boas práticas Renata Porcher Scherer
Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições Flavia Medeiros Sarti
Missão capuchinha e resistência tentehar: releituras do Conflito de Alto Alegre Maria Aparecida Corrêa Custódio
Resenhas
A impertinente persistência do “racismo à brasileira” na educação Giovani José da Silva