Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Estratégias educacionais adotadas na pandemia podem ser aprendizado para próximos cenários de emergência sanitária
www.fcc.org.br

Estratégias educacionais adotadas na pandemia podem ser aprendizado para próximos cenários de emergência sanitária

Pesquisador da FCC concedeu entrevista à Folha de S. Paulo sobre o planejamento de estratégias a partir das vivências no ensino remoto emergencial.

Lara Mello Pereira

Publicado em:

10/02/2025 19:33:05

A educação brasileira sofreu grande impacto com apandemia de covid-19, na qual estados e municípios adotaram diferentes estratégias sem uma coordenação estruturada do Ministério da Educação (MEC).  

O cenário aprofundou desigualdades já presentes, o que evidencia a importância de se traçar planos educacionais para futuras emergências sanitárias, que se tornam cada vez mais iminentes. Rodnei Pereira, pesquisador da Fundação Carlos Chagas, abordou o assunto em entrevista à Folha de S. Paulo. 

Uma medida citada por ele como necessária é que estejam disponíveis materiais para orientar professores e alunos para o uso de tecnologias digitais e que sejam definidos critérios mínimos do que precisa ser aprendido no período.

Outras estratégias educacionais adotadas na pandemia em alguns estados se destacam positivamente e devem ser consideradas ao se preparar para possíveis contextos semelhantes. 

Os kits de alimentação para famílias em substituição às merendas, distribuídos em São Paulo, Minas Gerais e Fortaleza, por exemplo, permitiram que “as escolas tivessem papel fundamental na garantia da segurança alimentar do território como um todo”, ressalta Rodnei.

Confira a reportagem completa na Folha de S. Paulo.

Relacionados