Estudo aborda estratégias eficazes para a formação continuada de professores
Em entrevista, pesquisadora da FCC destaca a valorização da aprendizagem ativa e da troca entre pares para uma formação eficaz
Guilbert Inácio
19/05/2025 13:54:45
Gabriela Moriconi, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas(DPE/FCC), comenta, em entrevista à newsletterAbrelivros em pauta, sobre o novo documentoFormação continuada de professores: evidências sobre a eficácia.
A pesquisadora explica que o estudo é baseado em pesquisas nacionais e internacionais e visa estruturar elementos que tornem a formação continuada mais eficaz. Ela também destacou a importância de políticas públicas para o exercício da profissão docente e de sua formação, em especial, nas redes públicas de ensino.
Durante a entrevista, Gabriela aponta estratégias comuns a formações eficazes, como métodos de avaliação da iniciativa que vão além da satisfação dos docentes, a organização da jornada de trabalho a fim de que ela inclua tempo produtivo de formação, a importância da coerência entre a formação, o currículo e os materiais utilizados pelos professores, além da viabilização de apoio especializado, como mentorias e tutorias.
O estudo elaborado pela pesquisadora em parceria comRodnei Pereira, pesquisador do DPE/FCC, foi divulgado pela organização Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e).
Leia a entrevista completa nosite da Abrelivros.