Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Estudo propõe criação de Sistema de Indicadores da Educação Básica com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental
www.fcc.org.br

Estudo propõe criação de Sistema de Indicadores da Educação Básica com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Relatório publicado pela Fundação Carlos Chagas sugere articular indicadores de avaliação já existentes para subsidiar o dia a dia de trabalho nas redes de ensino no Brasil

Jade Castilho

Publicado em:

18/12/2025 12:56:39

Uso  de  indicadores  para  planejamento,  monitoramento  e  avaliação  de  ações  tem  se  ampliado ao longo dos anos, especialmente como suporte na formulação e implementação das políticas públicas. O novo volume da sérieTextos FCCpropõe a criação doSistema de Indicadores da Educação Básica (Sieb)focado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando subsidiar o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes municipais de ensino. 

O relatório foi produzido por Adolfo Samuel de Oliveira, durante seu estágio pós-doutoral peloDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagase Coordenador-Geral de Avaliação e Monitoramento no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eAdriana Bauer, pesquisadora do DPE/FCC e supervisora de pós-doutorado de Adolfo. 

O estudo e a definição de um modelo teórico sugere articular um conjunto de indicadores já existentes e que podem subsidiar os secretários de educação em seu trabalho no dia a dia nas escolas. Segundo os autores do relatório, o Sieb busca oferecer aos gestores e à sociedade civil uma ferramenta sistemática para conhecer, acompanhar e avaliar o contexto, os recursos, os processos e resultados da rede de ensino. 

Ao relacionar dimensões demográficas, socioeconômicas e de ensino-aprendizagem, o Sieb apresenta um modelo com quatro componentes: contexto, recursos, processos e resultados. Para isso, o sistema é composto de 48 indicadores, baseados em dados já existentes de instituições como o Inep, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

De acordo com o levantamento, a pesquisa se justifica, exatamente, pela constatação de que grande parte das secretarias municipais de educação no país possui baixa capacidade institucional e financeira para a realização de um diagnóstico adequado. Além disso, o estudo aponta a existência de uma lacuna entre a produção de dados educacionais, por órgãos como o Inep, por exemplo, e o seu uso efetivo nas decisões e formulações de políticas públicas. 

Por fim, a pesquisa sugere o Sieb como um sistema mais amplo que uma coleção de indicadores, buscando produzir informações mais precisas e mensurar as relações entre os componentes distintos do sistema educacional brasileiro. Objetiva-se com essa proposta, também, informar e retroalimentar as ações administrativas e pedagógicas desenvolvidas pelos governos municipais e suas secretarias de educação, assim como subsidiar os governos federal e estaduais, por meio do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de educação, na oferta de apoio técnico e financeiro aos municípios, principalmente para os mais vulneráveis.

Acesse o relatório completoda pesquisa para saber mais. 

Saiba mais

Sistema de Indicadores da Educação Básica (Sieb):uma proposta de diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino dos municípios, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental

Relacionados