Estudo busca identificar as particularidades e desafios dos anos finais do ensino fundamental
Relatório da Fundação Carlos Chagas analisa os resultados de 14 pesquisas selecionadas com uma revisão integrativa da literatura sobre o segmento
Jade Castilho
07/11/2024 11:27:45
A Fundação Carlos Chagas, em parceria com o Itaú Social, elaborou e fez a gestão do editalAnos Finais do Ensino Fundamental – adolescências, qualidade e equidade na escola pública, entre os anos de 2018 e 2022. O objetivo do estudo foi fomentar pesquisas aplicadas que reunissem recomendações para a superação dos desafios desse segmento da educação básica.
O novo volume da sérieTextos FCCbuscou destacar os interesses das pesquisas científicas voltadas aos anos finais do ensino fundamental e situar o que se sabe, hoje, sobre os “anos esquecidos” com o objetivo de compreender os aspectos centrais envolvidos na permanência bem-sucedida de alunos dos anos finais do ensino fundamental regular.
O relatório foi coordenado pelas pesquisadorasGisela TartuceePatricia Albieri, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), com participação de Claudia Davis, Liliane Bordignon de Souza, Ani Martins da Silva e Roberta Gurgel Azzi.
Para Gisela Tartuce, é uma satisfação compartilhar os resultados de um estudo que coloca em evidência um segmento historicamente esquecido.
"Concluímos a pesquisa destacando a necessidade de se investir em pesquisas longitudinais que busquem compreender os mecanismos que operam nessa etapa do ensino fundamental e que são centrais para a permanência bem-sucedida dos adolescentes na escola", comenta.
Segundo Patricia Albieri, é preciso destacar que este estudo foi desenvolvido de forma colaborativa e que os resultados evidenciam, entre outros aspectos, que a transição escolar é um fenômeno dinâmico e multifacetado, algo já destacado em pesquisas anteriores.
"Também é necessário ressaltar que as produções analisadas chamam a atenção para dois fatores ainda pouco estudados: por um lado, temos a questão do vínculo entre professores e alunos, algo que os estudantes percebem como uma lacuna; por outro lado, o monitoramento parental é compreendido como um ponto positivo", afirma a pesquisadora.
Como resultado dessa investigação, em que foram analisadas as informações obtidas com as 14 pesquisas apoiadas pelo Edital e com o mapeamento da literatura educacional brasileira nos últimos dez anos, foi encontrada uma pluralidade de aspectos estudados em relação aos estudantes e aos professores.
Nesses dois eixos, os dados permitem apreender aspectos que ajudam a compreender o desenvolvimento dos adolescentes que frequentam os anos finais do ensino fundamental. Assim, de um lado, há processos promotores de sua permanência com aprendizagem no contexto escolar; de outro, aqueles relacionados ao fracasso escolar (reprovação, evasão e abandono).
Por fim, os resultados encontrados na pesquisa, ao mesmo tempo que destacam aspectos que ajudam a compreender melhor a produção do fracasso escolar, sinalizam caminhos para sua superação e formas de assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.
Confira o relatório completo da pesquisa publicado na série Textos FCC.
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