Estudo publicado pela FCC revela degradação do ambiente físico em escolas públicas até 27 vezes maior que em particulares
Publicada em Cadernos de Pesquisa, análise foi destaque em reportagem na Folha de S. Paulo
Jade Castilho
18/08/2025 12:15:10
Pesquisa realizada em escolas paulistas revelou um quadro de desigualdades marcantes entre o ambiente físico das escolas públicas em comparação com o de escolas particulares. Por meio de observações diretas nos ambientes e entrevistas com 2.680 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em 119 escolas municipais, estaduais e particulares, a pesquisa registrou a presença de até 19 elementos de degradação em algumas unidades.
Entre os itens avaliados estão pichações, janelas quebradas, móveis danificados, banheiros entupidos e salas com ventilação precária. De acordo com o levantamento, o índice médio de desordem foi de 0,25 nas escolas particulares, 4,46 nas municipais (18 vezes maior) e 6,67 nas estaduais (27 vezes maior).
A pesquisa completa está disponível nosite da revista Cadernos de Pesquisa.
Confira a reportagemna Folha de S. Paulo.