Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Experiências formativas de professores de licenciatura são reconhecidas em cerimônia da Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Experiências formativas de professores de licenciatura são reconhecidas em cerimônia da Fundação Carlos Chagas

Evento transmitido ao vivo pelo YouTube premia iniciativas com temas como literatura no ensino de cartografia, literatura de cordel e matemática na EJA e ensino de francês na educação básica

Jade Castilho

Publicado em:

28/10/2025 12:48:50

E se usássemos o cordel no ensino de conceitos de matemática? Ou o romanceGabriela, Cravo e Canela, do autor Jorge Amado, para elaborar mapas? Ou ainda ensinar francês nas escolas de educação básica no Brasil? Essas temáticas fazem parte das três experiências formativas de docentes de cursos de licenciatura premiadas pela 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 

Há 15 anos, a iniciativa da Fundação Carlos Chagas busca valorizar o professor formador de cursos de licenciatura e divulgar experiências formativas que contribuam para aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. A cerimônia da premiação acontecerá no dia28 de novembro (sexta-feira), às 10 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da FCC noYouTube. O evento contará com audiodescrição e interpretação em Libras. 

Por meio da literatura de cordel, o docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Jonson Ney Dias da Silva aborda conceitos como quilograma, volume e capacidade. A prática aplicada com licenciandos da Licenciatura de Matemática e com estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no interior da Bahia retoma o papel político do cordel de transformação social e coloca em diálogo experiência, teoria e prática. 

Pensar a literatura e suas histórias na perspectiva geográfica foi o desafio proposto pelo professor Glauber Barros Alves Costa, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A prática inovadora na disciplina de estágio trabalha livros clássicos e modernos da literatura brasileira para a elaboração de mapas, unindo cartografia, técnica e arte. 

Na formação de estudantes de Letras em interface com a educação básica, Rita de Cássia Gomes desenvolveu o projeto Francês para Todos. Docente no curso de Licenciatura em Letras-Francês, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a professora, por meio da iniciativa das aulas de francês na educação básica, traz a língua para o contexto escolar, em uma experiência formativa apoiada na tríade de ensino, pesquisa e extensão.

Os docentes premiados serão contemplados com um prêmio no valor de R$ 30 mil, diploma e troféu – uma réplica de escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. As três experiências formativas premiadas em 2025 serão detalhadas na série Textos FCC. 

Saiba mais

Cerimônia de Premiação da 15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Quando:28 de novembro de 2025, às 10 horas

Onde:Canal da Fundação Carlos Chagas noYouTube.

Relacionados