Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Falece o Professor Doutor Gerhard Malnic, grande nome na fisiologia brasileira e ex-vice-presidente da Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Falece o Professor Doutor Gerhard Malnic, grande nome na fisiologia brasileira e ex-vice-presidente da Fundação Carlos Chagas

Formado em Medicina, Malnic atuou como professor e pesquisador na Universidade de São Paulo e seu trabalho trouxe importantes contribuições ao campo da fisiologia renal

Luanne Caires

Publicado em:

03/02/2025 18:00:30

A Fundação Carlos Chagas lamenta a morte do Professor Doutor Gerhard Malnic, ocorrida no último sábado, dia 25. Nascido em Milão, na Itália, em 1933, Malnic mudou-se com os pais austríacos para o Brasil aos quatro anos de idade e adotou a nacionalidade brasileira aos 23 anos. 

Formou-se médico pela Universidade de São Paulo (USP), onde obteve o título de Doutor em Medicina no Departamento de Fisiologia.Interessado em fisiologia renal, fez pós-doutoramento nos Estados Unidos e trilhou sua carreira como pesquisador e professor na USP, especialmente no Instituto de Ciências Biomédicas. 

No ICB, tornou-se Professor Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia em 1973 e atuou como chefe de departamento e diretor do instituto nos anos seguintes. Conhecido por valorizar o trabalho cotidiano e experimental na bancada do laboratório, Malnic também atuou na gestão de várias entidades científicas, como a Asociación Latinoamericana de Ciencias Fisiológicas, a Sociedade Brasileira de Biofísica, a Sociedade Brasileira de Fisiologia, o Instituto de Estudos Avançados da USP e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. 

Também foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Na Fundação Carlos Chagas, atuou como Diretor-Tesoureiro e Diretor-Tesoureiro-Geral de 1970 a 1985. No ano seguinte, tornou-se Diretor-Vice-Presidente da instituição, permanecendo no cargo até 2005. 

Ao longo de suas atividades na FCC, Malnic também foi membro de seu Conselho Superior, posteriormente Conselho Curador, e desde 2018 integra o Conselho de Honra da instituição. Suas contribuições à FCC foram sempre marcadas pela seriedade, atenção e comprometimento. A Fundação Carlos Chagas expressa suas sinceras condolências à família, aos amigos e à comunidade científica.

Relacionados