Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • FCC apoia Espírito Santo na elaboração de Política de Formação de Professores
www.fcc.org.br

FCC apoia Espírito Santo na elaboração de Política de Formação de Professores

FCC apoia Espírito Santo na elaboração de Política de Formação de Professores

admin

Publicado em:

15/01/2025 15:03:11

*Com informações daSeduc ES 

No final de dezembro, a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo instituiu, por meio deportaria, a Política de Formação de Professores. O texto foi publicado no Diário Oficial no dia 28 de dezembro de 2018. O conjunto de ações foi elaborado após amplo processo de discussão com diversos atores envolvidos com a formação docente no estado. 

A FCC (Fundação Carlos Chagas), por meio de assessoria realizada ao longo de 2017 e 2018, contribuiu para a elaboração da proposta de política de formação, bem como de um plano de  implementação e de monitoramento da política. 

Gabriela Moriconi, pesquisadora da FCC e uma das coordenadoras do projeto, explica que além de um diagnóstico, foram identificadas experiências internacionais e nacionais de formação continuada de professores consideradas exitosas e que, ao mesmo tempo, estivessem alinhadas às aspirações e diretrizes da secretaria do ES. 

“A análise dessas experiências permitiu extrair lições acerca de modelos, metodologias e processos de elaboração e implementação possíveis, de modo a contribuir para o desenvolvimento da política de formação de professores para o estado”, afirma. 

O escopo da nova política envolve iniciativas de formação continuada voltadas para os professores da rede estadual do Espírito Santo, e também a atuação da Secretaria no regime de colaboração com os municípios no que diz respeito ao tema e, ainda, a articulação com as Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de formação inicial de professores no estado. 

As estratégias que compõem a Política orientam-se pelas seguintes diretrizes: visão clara e compartilhada do trabalho docente de qualidade; diagnósticos sistemáticos acerca das necessidades formativas e delimitação de objetivos; seleção de conteúdos relevantes para a formação docente; foco na prática; desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional; duração prolongada, intensiva e contínua; articulação com as demais políticas da rede estadual; formação de formadores da própria rede; acompanhamento e avaliação. 

A Política para a Formação de Professores para o Estado do Espírito Santo está disponível nositeda Seduc.

Relacionados