FCC é selecionada em edital da Unesco e realizará pesquisa sobre o programa Recuperação Paralela da PMSP
FCC é selecionada em edital da Unesco e realizará pesquisa sobre o programa Recuperação Paralela da PMSP
admin
15/01/2025 14:55:47
*Com informações da SMESP
A FCC (Fundação Carlos Chagas) foi a grande vencedora do Edital 30/2018 da Unesco, que selecionou projetos de pesquisa que fortaleçam o diálogo entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e os centros de pesquisa, com o intuito de qualificar e subsidiar o trabalho de análise e elaboração de políticas públicas referentes à frequência na recuperação paralela: impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes.
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (12/12). O projeto vencedor foi “Estudo sobre efeitos e resultados do Projeto de Apoio Pedagógico Complementar ‘Recuperação’ da rede de ensino da PMSP”, elaborado pela equipe de pesquisadores do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais).
A pesquisa, com duração de um ano, terá início em 2019. “O objetivo de nossa pesquisa é identificar práticas, estratégias, ações e condições contextuais que afetam - positiva ou negativamente - os resultados escolares e a permanência no sistema escolar de estudantes atendidos programa da secretaria”, explicaGlaucia Novaes, pesquisadora da FCC e coordenadora do projeto.
De acordo com o Censo Escolar de 2017, a taxa de reprovação na rede municipal de ensino da capital paulista é de 1,8% nos anos iniciais e chega a 6,4% nos anos finais. Já a taxa de distorção idade-série para estes ciclos é, respectivamente, de 5,9% e 12,9%.
Sobre o Programa
O Edital 30/2018 é uma das ações doPrograma de Cooperação em Pesquisa, lançado em junho pela SME - no âmbito da iniciativa Pátio Digital - em parceria com a Unesco. Eixos:
- Banco de Desafios;
- Fomento à Pesquisa;
- Cooperação com Escolas, Centros de Pesquisa e Universidades.
Objetivos:
- Facilitar o acesso e a obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino;
- Proporcionar a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa;
- Viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores.
Saiba mais no site daSME.