Gênero, educação especial e inclusiva, avaliação educacional da educação infantil, raça e trabalho são temas de participação da Fundação Carlos Chagas em reunião anual da ANPEd
Evento tem como objetivo promover o debate sobre as produções acadêmicas na pós-graduação em educação no Brasil
Jade Castilho
06/11/2025 14:58:03
Em 2025, a42ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)reuniu pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes de pós-graduação do Brasil e do mundo para o debate em torno da reflexão sobre o avanço do neoconservadorismo e das violências em vários países e seus impactos na educação, bem como sobre os espaços de luta e resistência a esses ataques.
A edição deste ano, pela primeira vez, aconteceu em conjunto com um evento internacional, o WERA Focal Meeting 2025, uma oportunidade para ampliar a visibilidade internacional da pesquisa em educação brasileira, além de networking e intercâmbio acadêmico.
O evento, realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, contou com a participação de pesquisadoras e pesquisadores doDepartamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC)em comunicações de pesquisas, debates e minicursos.
Fabiana Silva Fernandesfoi uma das responsáveis pelo minicurso intituladoAvaliação de Políticas Educacionais: exploração de bancos de dados oficiais e construção de indicadores, ofertado no dia 26 de outubro.
Além do minicurso, a pesquisadora também apresentou o trabalhoA avaliação da infraestrutura das instituições de educação infantil para a melhoria das condições de oferta de atendimentono Grupo de Trabalho 7 - Educação de crianças de zero a seis anos da ANPed.
Cláudia Oliveira Pimentaabordouos aportes da produção acadêmica nacional para a avaliação em larga escala da educação infantilem apresentação oral no mesmo GT. O trabalho em coautoria com Sandra Zákia Sousa, da USP, apresenta resultados de estudo desenvolvido em 2023, com os propósitos de mapear e de analisar aportes da produção acadêmica para o debate e a construção da avaliação em larga escala da referida etapa educacional .
No dia 27 de outubro,Adriana Pagaimeapresentou achados da pesquisaConcepções de deficiência nos cursos de Especialização em Educação Especial e Inclusiva, coordenada por ela e por Maria Eloísa Famá D’Antino, então Pesquisadora Visitante do DPE. A partir da análise da página de cada curso e das respectivas ementas e matrizes curriculares de 327 cursos de especialização, a pesquisa chama a atenção para que haja diretrizes para a formação continuada, em busca de uma educação anticapacitista.
Thais Gavaabordoua gestão escolar no enfrentamento do discurso antigênero no Brasilem apresentação de trabalho no Wera Focal Meeting no dia 29 de outubro.
Liliane BordignonePatricia Albieri Almeidasão autoras do trabalhoA interdição do debate de gênero na formação continuada de professores nos estados brasileiros. A pesquisa foi apresentada no GT23 - Gênero e sexualidade na educação.
Durante apresentação no Grupo de Trabalho 21, intituladoEducação e Relações Étnico-Raciais,Adriana Tolentino Sousadiscutiu resultados de sua pesquisa sobre problemas e ausências de dados sobre a atuação de mulheres negras em profissões consideradas áreas de grande prestígio como Medicina, Direito e Engenharias.
Além da comunicação oral, a pesquisadora enfatizou o encontro com as professoras Petronilha Gonçalves e Nilma Lino Gomes, além da retomada da parceria de diálogo entre o GT 21 da ANPed com a Fundação Carlos Chagas no campo da produção do conhecimento
Nelson Gimenesparticipou de atividades relacionadas ao Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) durante o evento.
Saiba mais
42ª Reunião Nacional da ANPEd
Quando:26 a 30 de outubro de 2025
Onde:Universidade Federal da Paraíba, campus João Pessoa